Brasilia Moto capital. Evento de 180 mil na capital Federal.

Texto: Nilson Silva.
Fotos: Elisama Silva.

 Pista de circulação interna

Aconteceu em Brasília, mais precisamente no Parque de Exposição Agropecuária da Granja do Torto,  no período de 29/07 a 01/08/2010, o Brasília  Moto Capital, evento de congraçamento dos motociclistas de todo o Brasil.
O R2 motos esteve lá na tarde do dia 31 para conferir e confesso que fiquei admirado com a dimensão do evento. Motos de todos os tipos e tamanhos. Desde criancinha andando em mini-motos até triciclos de cinco rodas e pasmem: engarrafamento de motos no lado interno do parque.

Segundo Marco Portinho, organizador do evento, até o momento já passaram por lá 150 mil motociclistas e espera-se que no fim da festa no dia 01/08, este número suba para 180 mil motos, superando as espectativas atuais bem como os anos anteriores. Esses milhares do amantes das duas rodas são formados por integrantes de motoclubes e estradeiros de 23 estados e até da Argentina, Chile Uruguai. Os números passados pelo organizador continuam a me surpreender, pois segundo ele o evento estava composto por 82 expositores, entre eles 4 montadoras. Não vi estande da Japinha número dois, mas a líder do mercado  estava lá marcando território. Sinceramente? tenho a impresssão que a fabricante que não participou do evento perdeu uma grande oportunidade e precisa rever seus conceitos.
Fora as montadoras, tinha estande para todos os tipos e gostos, tudo devidamente voltado para o mundo das duas rodas. Desde Atacadista de motopeças, lojas de acessórios, camisetas, jaquetas, calças, botas tênis, roupas infantís e até ( acredite) capacete pra cachorro.
Os motoclubes tiveram uma participação muito significativa no evento. Estavam agrupados em tendas mais ou menos próximas. Com excessão de um tal de Abutre  não sei de onde que estava “fazendo revoada” num local mais afastado.

Com Marco Portinho, organizador do evento

Durante o evento eram organizados passeios periódicos aos pontos turísticos de Brasília, principalmente para os motociclistas de outras localidades, tudo em velocidade moderada primando pela segurança.

Com Pastor André, do Esquadrão de Cristo

Fizemos contatos com algum motoclube. O primeiro foi o Esquadrão de Cristo, presidido pelo Pastor André, que nos informou sobre os pressupostos básico do seu MC: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, conforme Cristo ensinou. Jesus é o único caminho. O Esquadrão foi fundado há 7 anos e é formado por 98 integrantes no DF e tem extensões em Goiás, Paraná Rio de Janeiro e São Paulo.
Conversamos também com Luciano Pereira dos Santos Presidente do Motoclube Bola-de-aço, (é cada nome que vou te contar…), fundado há um ano e que já possui 14 integrantes, a maioria dos quais são Bombeiros Militares. Os pressupostas básicos desse MC são: Estar  habilitado; valorização da família; não fazer uso de drogas ilícitas e não ingerir bebidas alcoólicas durante os passeios e viagens. O Bola de aço já organizou passeio para Três Marias-MG e Prado-BA.

Com Augusto Barreto, do MC Zangões

E para finalizar conversamos com Augusto Barreto, presidente do MC Zangões, de Curvelo-MG, que vem ao evento desde 2005 e desta vez trouxe 18 dos 42 integrantes dos “maridos das abelhas”
Minha avaliação? fui a primeira vez; achei ótimo, abrangente, seguro, acessível e bem organizado. Pena que a mídia local não deu a devida cobertura na divulgação do evento.

Add Comment

Translate »
Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem