Diamantina-121

Passeando em Diamantina-MG

Passadisso
Chica da Silva’s house

Cunhado e filha

Nós gostaríamos de sugerir um pesseio especial a você!
Na verdade uma volta aos tempos áureos do Brasil colônia e do Brasil império e o lugar é a Serra do Espinhaço onde de repente começou a jorrar riquezas em forma de ouro e diamente. E para controlar o fluxo desta riqueza para a metrópole os Portugueses fundaram entre outras o Arraial do Tijuco, mais tarde elevada a categoria de cidade, com o nome de Diamantina.
Hoje uma pacata cidade, patrimônio da humanidade pelo conjunto de casarões becos, vielas e calçamento de pedra bem conservados.
Ha!!!!!!!  ia me esquecendo mas tenho certeza que você sabe que Juscelino Kubitschek nasceu por lá.

No topo das alterosas

Pois bem, quanto ao passeio é um local agradabilíssimo, de gente hospitaleira, com inúmeras opções de passeio e lazer. Entre eles podemos destacar o conjunto arquitetônico do Centro Histórico com o MercadoVelho, onde a noite se transforma em local de música ao vivo, com várias opções de pratos típcos. Nas ruas do centro também as pessoas colocam as mesas no meio da pista e ficam conversando e bebendo tranquilamente. Locais para visitar?  Museu Casa da Chica da Silva, Museu do diamante com pouco diamante e muita história. Casa de JK (nesta não deu tempo de ir), Igrejas, Teatro, Convento com o passadisso, Casa da Cultura, Caminho dos Escravos e vários passeios nos arredores da cidade tipo Biribiri e Mendanha nas margens do Rio Jequitinhonha.
Hospedagem: Não detectei  existência de hoteis luxuosos, mas a rede de Pousadas, Hoteis e pensãos não fazem feio e dão conta do recado. Ficamos na Pousada Gameleira no Centro um local aconchegante e com preços acessiveis, mesmo porque estamos fora de temporada.
O resumo da viagem é o seguinte: De Brasilia a gente pega a BR 040 até Felixlãndia e de lá pra Curvelo por uma estadual. De Curvelo se chega em Diamantina, num toal de 690 KM. Na volta resolvemos dar uma esticadinha até Pirapora, lugar em que dormimos uma noite, já chegando no Norte de Minas nas margens do São Francisco. Onde é possivel fazer uma viagem de passeio aos domingos a bordo do Vapor Benjamem Guimarães. Dizem que é o último barco a vapor do mundo em funcionamento. Vale a pena conferir!!!!!!!!

Diálogo muito franco no Centro Histórico

De Pirapora até Brasilia são 500KM.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *