De Brasilia -DF á Caruaru – PE (de carro).

No Sertão da Bahia

Se você gosta de viajar de carro com a familia ou de moto em grupo, (ou sozinho) vou dar uma dica bem legal do passeio que fiz entre 10 de janeiro de 2011 e 05 de fevereiro de 2011.
Para uma empreitada desta é altamente recomendável que seu  veículo esteja revisado e em boas condições.
Vamos dividir a viagem em etapas para não ficar enfadonho.

Chapada Diamantina

 – Parte 1) percurso de ida: Saída de Brasilia pela BR 020, por volta das 07 horas da manhã, após tomar café. (Mas fica legal também você dar uma paradinha por volta das 9 horas para tomar café e abastecer). Ás 11h. a gente está no Posto Rosário, divisa GO/BA. Abastece de novo com gasolina cara e pega a BR 349 para Correntina  e segue nela até Santa Maria da Vitória onde se chega por volta das 13h. Bom momento para se almoçar. Em S.M Vitória, pega para a esquerda a BA 172, até o povoado do Javi no entroncamento da BR 242. onde você passa  em Ibotirama na margem do São Francisco e chegará  a Seabra já com o sol entrando.
Seabra está no meio da Chapada Diamantina  local muito bonito e cheio de atrações turísticas relacionadas com esportes radicais.Tem vários hotéis na beira da BR, particularmente não gostei de nenhum hotel ou restaurante, mas é o Km mil do nosso percurso, então é aconselhavél que se durma por lá.

Alcantil, in Stat of Paraíba ôxente!

No outro dia bem cedo dá pra gente encher os olhos com a paisagem da Chapada, mas aí pose fundo que a estrada é boa e logo você estará no entroncamento da 242 com a BR 116; com trânsito lento e pesado de caminhões.
O Trânsito ficará mais lento ainda pois além do pedágio de Rafael jambeiro, passaremos no perímetro urbano de Feira de Santana, cidade com ares de metrópole e com esta tal de 116 sem duplicação.
mas depois de F. de Santana a pista fica mais limpa  e a viagem flui bem; aí a gente chega em Tucano, onde pega a BR 410, até Ribeira do Pombal.

Museu Brenan, no Recife.
CBM de Caruarú

De lá você entra na BR 110 e no prazo duas horas e meia está em Paulo Afonso, onde pega na divisa BA/AL a BR 423, que corta o sertão de Alagoas, parte do sertão de Pernambuco, sobe a serra de Garanhus e encotra a BR 232, uma rodovia duplicada no meio do agreste já em São Caetano. Pronto!! Mais uns 5 ou 10 minutos você avista a cidade mais linda do mundo: a bela progressiva pacífica e ordeira Caruarú, terra do coração do Gonzagão e do mestre Vitalino. Terra de gente alegre, honesta, trabalhadora, hospitaleira e que aprendi a amar.

Passeio no Recife

– Parte 2) Percurso de Volta: No regresso as coisas se tornam mais fáceis. É aconselhavel que se saia do agreste 5 horas da manhã ou antes pois o dia clareia bem mais cedo do que para as bandas de cá.
Local de gasolina mais barato é nas proximidades de Garanhus. então saia com o mínimo indispensável e encha o tanque por lá. Tente se possível rodar pelo menos 1200km e chegar em Ibotirama para dormir. O Glória Palace é uma ótima opção na beira do São Francisco, com cardápio variado, a lacarte, self service e lanches, tudo com ótimos preços.
Dica legal: o posto antes de entrar na cidade estava com preços bem atraentes. De Ibotirama até a divisa com Goiás é o local de combustivel mais caro neste percurso.

– Parte 3) Locais de passeio: Eu fui em Toritama (capital do Jeans do agreste); fui em maragogi/Japaratinga – AL (praias piscinas naturais, santuário do Peixe-Boi); fui no Recife e visitei o Instituto/museu Brenan. As praias: maragogi, Japaratinga, Tamamdaré, Carneiros, São José e outras estão na faixa de 180 km de Caruaru. E a Feira de Caruarú?? fui nela também, muito legal!

Princesas do papai em Maragogi

– Parte 4 ) Se você for de moto: Recomendo que estique um pouco no primeiro dia e durma em Ibotirama e divida e restante de percurso em duas etapas de 600km. já que o total é de 2000km.

7 Comments

  1. Rosivaldo Soares 23 de fevereiro de 2011
  2. Anonymous 15 de novembro de 2011
  3. Anonymous 24 de março de 2012
    • Nilson 24 de março de 2012
  4. Nilson 24 de março de 2012
  5. Anonymous 8 de março de 2013
  6. Nilson Silva 10 de março de 2013

Add Comment