MOTOS SUPER ESPORTIVAS DE 1399 A 1001 CILINDRADAS.

Texto: Nilson Silva.
MV Agusta, Brutale 1090RR, Italiana de sangue quente; Suzuki Hayabusa GSX 1300, veloz como um falcão ou Kawazaki Ninja ZX 14, precisa como um Samurai? Vai de qual?
A Rádio R2Motos apresenta mais uma postagem da série a série dedique uma canção a quem você ama. Opss!!!!  Não é nada disso. Agora, se o seu coração  acelera, suas pupilas ficam dilatadas e dá um friozinho na barriga quando ouve o ronco agudo da cavalaria de uma super  esportiva, passamos a te mostrar “um caminho sobremodo excelente”. Vem com a gente!!

Como sempre procuramos fazer aqui no R2motos no nosso blog, apresentaremos nesta subcategoria as motos  fabricadas/montadas aqui no Brasil, ou as que sejam importadas mas tenha facilidade de se adquirir/reparar/ manutenir . Com certeza também não falaremos de todas, nem esgotaremos o assunto.
Ao final apresentaremos o nosso  quadro comparativo sintetizando  as informações dos modelos apresentados. Vamos lá então?

MV Agusta Brutale RR 1090

A  de menor cilindrada foi também  a última a desembarcar em terras Tupiniquins. A MV Agusta Brutale RR 1090, que juntamente com a  F4 -1000 e a  R 1090 já estão sendo montadas nas instalações da Dafra em Manaus, Graças a Deus.

 A Brutale está na estrada desde o ano 2000; foi desenhada pelo mestre do Design Massimo Tamburini . É uma evolução do modelo 1090R, com alterações no motor, freio e suspensão. Quanto á ergonomia, a moto oferece uma posição confortável e espaçosa para o piloto. O assento permite que condutores de todas as estaturas encontrem uma posição ideal e empunhem o guidão confortavelmente.
O modelo  conta com dois mapeamentos do motor:Sport e Rain, este último muito útil em situação de piso molhado. mas cuidado! A Brutale empina facilmente devido á curta distancia do entre eixo e ao “nervosismo” do motor
Se o desempenho não deixa a desejar nesta obra de arte o acabamento é impecável. As manoplas são confeccionadas em material especial mais macio e com a inscrição “MV”, passando pelo reservatório de fluido de freio e pisca-alerta integrados aos retrovisores, uma exclusividade deste modelo.
 O farol em formato  arredondado com oito leds, que da o efeito de uma linha luminosa.

O painel de instrumentos da 1090RR é compacto, mas traz todas as informações necessárias: indicador de marcha, nível de combustível, velocímetro, botão de emergência, temperatura da água, cronômetro e configuração de mapeamento do sistema de injeção eletrônica. 


Kawazaki  Ninja ZX 14 – 1300.
A Kawazaki Ninja ZX 14 desembarcou por aqui em meados de julho de 2010. A montadora informa que a moto vem sendo importada  regularmente do Japão.

Antes dela reinava absoluta por aqui nesta categoria  a rainha  Suzuki Hayabusa MCCC, primeira e única até então.
Claro que quem chega tem que mostrar a que veio. Desta forma a “Ninjona” não foi nada discreta e foi logo anunciando aos 4 ventos que o seu grande diferencial era a segurança ativa, com freios ABS com precisão samurai  e que não vibram ao entrar em ação, mas permitem freadas firmes, esportivas e até radicais e com segurança adicional.
Outra vantagem destacada pelos japoneses foi a maneabilidades, especialmente em uso urbano apesar de não ser a vocação principal da máquina. Acredite se quiser mas este modelo é ágil na cidade apesar do peso de um quarto de tonelada. Tendo também desenvoltura espetacular em estradas.
Quanto a dirigibilidade como um todo a suspensão absorve bem as irregularidades do solo (leia-se asfalto). Seus múltiplos ajustes ajudam a adequá-la ao modo de cada piloto e não exige esforço para entrar nas curvas esportivamente.
Quanto á ergonomia, oferece uma posição de pilotar relaxada. O banco é generoso e macio e as pedaleiras pouco recuadas favorece passeios mais longos (viagens mesmo).
Em relação ao design, este modelo mistura modernidade e tradição. As ponteiras do escape são cromadas, cilindricas e simples. Os grandes faróis de quatro refletores simétricos,  dois redondos no centro e dosi em forma de gotas nas extremidades. Quando estão todos acesos parecem uma nave espacial em aproximação. 

Suzuki Hayabusa GSX 1300R.

Hayabusa é o nome de um falcão japonês que em voo de mergulho pode atingir até 280 Km/h. A Suzuki foi mais rápida que as outras fabricantes de motos e percebeu o potencial do mercado Brasileiro e desta forma tratou de nacionalizar a sua lendária  moto de série mais veloz do mundo. Tenho certeza que não se arrependeu.
A Hayabusa tem um entre eixo avantajado de 1,48 metros. Este fator, ao contrário da MV Agusta Brutale,  dificulta a empinagem da roda dianteira, mas também não facilita a maneabilidade. causando certa dificuldade em trânsito urbano, mas fazendo da estrada o seu habitat natural.
O Design foi “mexido” em 2009 resultando em diminuição do arrasto aerodinâmico e maior proteção ao piloto, com o aumento da bolha em 15 milímetros e a carenagem mais envolvente. O banco também passou por adaptações e se tornou… digamos mais aconchegante.
E o modo de dirigir? bem, com o exclusivo S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) um seletor que permite ao piloto escolher como a potência e torque são entregues pelo motor. Existe também um sistema de gerenciamento do motor com 32 bits, destinado a otimizar o funcionamento da injeção eletrônica. 
Uma característica importantíssima desta moto é que  a maioria de seus proprietários está plenamente satisfeita. Seja pelo desempenho ou pelo conforto em viagens.

NOSSO COMPARATIVO:

CARACTERISTICAS
MARCA/MODELO/FABRICANTE/MONTADORA
MV AGUSTA BRUTALE RR 1090
KAWAZAKI NINJA 1300 ZX 14
SUZUKI HAYABUSA 1300 GSX
CILINDRADAS
1.078
1.352
1.340
CILINDROS
04
04
04
POTÊNCIA
144,2 cv a 10.300 Rpm
203 cv a 9.500Rpm
197 cv a 9.500Rpm
TORQUE
11,2 Kgm/f a 8.100 Rpm
15,7 Kgm/ f a 7.500 rpm
15,81 Kgm/f a 7.200 Rpm
VELOCIDADE MÁXIMA
265 Km/h
281Km/h
286 Km/h
ZERO A 100-KM/H
3,2 segundos
3,08 segundos
REFRIGERAÇÃO
Líquida
Líquida
Líquida
CÂMBIO
06 marchas
06 marchas
06 marchas
TRANSMISSÃO
Corrente
Corrente
Corrente
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Upside-down
Garfo invert. 43 mm
Telescópica invert.
SUSPENSÃO TRASEIRA
Mono amortecida
Uni-trak a gás
Link mono amortecida
FREIO DIANTEIRO
Disco duplo 320mm
Disco duplo 310 mm/ ABS
Disco duplo
FREIO TRASEIRO
Disco único 210mm
Disco único 250 mm
Disco simples
PNEU DIANTEIRO
120X70 aro 17”
120X50  aro 17”
120X70 aro 17”
PNEU TRASEIRO
190X55 aro 17”
190X50 aro 17”
190X50 aro 17”
TANQUE
23 litros
22 litros
21 litros
RESERVA
NI
NI
NI
ALTURA DO SOLO
150 mm
125 mm
120 mm
ALTURA DO BANCO
830 mm
800 mm
805 mm
ENTRE EIXOS
1.438 mm
1.460 mm
1.480 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA
213 Kg*
261 Kg
260 Kg
CORES
Branco/preto e vermelho/prata
Verde
Azul, branca e preta
GARANTIA
NI (um ano?)
NI (um ano?)
NI (um ano?)
PREÇO
r$ 64.000,00
r$ 51.655,00
r$ 56.000,00
CONCESSIONÁRIAS
GO, RS, PR, SC e SP
BA,CE,DF,ES,GO,MG,PE,PR,RJ,RS,SC e SP.
Em todos os estados
STATUS
Nacional
Importada
Nacional



Observações:
 *o peso em ordem de marcha da Brulate foi estimado por nós.
**Não conseguimos  ainda o tamanho da reserva, mas achamos que isto não é fundamental na sua dicisão de compra.
***Como você mesmo pode concluir, cada uma foca uma vantagem especifica. Na minha opinião são todas muito boas com suas peculiaridades.  Se tu dispõe da grana para  isto, vai fundo e seja feliz.

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