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Honda quer ter mais conteúdo local, diz novo executivo

A meta do executivo é atingir o patamar de 95% de nacionalização nas motocicletas

Publicado no: Valor Econômico – Empresas – 27/02/2014 – Pág. B3
A nomeação do brasileiro Issao Mizoguchi para o comando das operações da Honda na América do Sul, com base no Brasil, representa uma grande mudança nas estratégias da montadora japonesa. É a primeira vez que as operações de uma região ficam nas mãos de um executivo não japonês. “É um processo de globalização e a matriz da Honda quer entender melhor a América do Sul, para tomar decisões estratégicas mais acertadas para a região”, disse o executivo ao Valor. Ele assume a em abril a presidência da Honda América do Sul e acumula a função de chefe de operações da região.
Mizoguchi – que antes estava no posto de vice-presidente para América do Sul – terá uma gestão focada no esforço para o aumento do conteúdo local da produção da empresa no país.

Hoje, a japonesa tem capacidade de fabricar 2 milhões de motocicletas em sua fábrica em Manaus, e já tem o índice de nacionalização no patamar dos 85% no segmento. Na fábrica de automóveis, em Sumaré, interior de São Paulo, o índice de nacionalização atual é de 70%. A unidade tem capacidade anual de 120 mil veículos, entre os modelos Civic, City e Fit.

A japonesa precisa manter o índice de nacionalização elevado por causa das linhas do Finame – a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que oferece os juros mais baixos para compra de bens de capital. Para poder ser financiado pelo Finame, o veículo precisa ter no mínimo 60% de conteúdo local. A meta do executivo é atingir o patamar de 95% nas motocicletas e de 90% nos veículos.

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