Você está de olho em uma motocicleta Big Trail de 800 cilindradas? Pois saiba que temos boas opções de marca e versão aqui no Brasil. (veja o nosso quadro)
Texto: Nilson Silva
Por algum tempo reinou absoluta por aqui sua excelência a BMW F800 GS Trofy, completinha, com controle de tração e tudo mais, que não por
acaso ainda é a mais vendida da categoria.
Em 2012, no entanto a inglesa Triumph desembarcou por aqui trazendo na bagagem 6 modelos e entre eles a Tiger 800, uma Big trail muito parecida com a F800 da BMW, porém com um motor maior, de três cilindros, e com quase todos os recursos de tecnologia representante da marca alemã exceto pela falta do controle de tração.
Triumph Tiger XC |
A chegada da Triumph em Manaus incomodou a BMW, (bendita concorrência), que se apressou a apresentar a versão Adventure de sua 800, uma moto mais encorpada com reservatório de gasolina maior, proteção de motor, proteção de tanque e consequentemente uma proposta, digamos mais estradeira. Aí os ingleses se recusaram a ficar para trás e lançaram a Tiger ABS, uma versão mais Turing da XC. Analisando friamente percebe-se que os alemães da BMW lançaram uma versão mais simples e depois se sentiram ameaçados, por esta razão lançaram a Adventure, uma versão mais completa, certo? Já os ingleses da Triumph chegaram com uma 800 mais top e para melhorar a participação no marcado lançaram a versão ABS, mais simples.
Com base em nosso quadro, faremos uma análise individual de cada modelo e versão, começando pela:
– F 800 Adventure: O motor de 800 cc da BMW desenvolve 85 cv e entrega 8,46 Kgfm já a 5.750 Rpm, uma faixa de rotação considerada baixa, o que facilita o uso fora de estrada. O pneu dianteiro de 21” e traseiro de 17” em conjunto com a suspensão dianteira com curso de 230 mm e traseira de 215 mm, confirmam esta tendência. Já o tanque de combustível de 24 litros a torna uma devoradora de estradas. Pontos negativos: peso excessivo, maior consumo de combustível da categoria e ausência de regulagem do banco, fixado em 890 mm.
– F 800 GS: Tem quase todas as características da F800 Adventure porém é um pouquinho mais comprida, mais larga e menos alta, o que em tese não favoreceria o uso em trânsito urbano, porém tem a vantagem de ser 14 quilos mais leves e consequentemente gastar menos combustível. Também possui regulagem de banco. Ambas dispõem de freio ABS desconectável e controle eletrônico de tração. Ponto negativo: o tanque com capacidade de 16 litros se torna um limitador para viagens longas.
-Tiger 800 XC: Esta chegou com a proposta de concorrer diretamente com a F800 GS. Possui motor mais potente, porém o pico de potência aparece depois dos 9.000 giros; o ápice de torque também aparece a 7.850 RPM. A vocação todo terreno, no entanto fica clara com o pneu dianteiro de 21” o traseiro de 17”, a suspensão dianteira com curso de 220 mm e traseira com 215 mm. O tanque de combustível de 19 litros, e o consumo informado pelo fabricante julgamos adequados. O banco é regulável de 845 a 865 mm. A exemplo de sua concorrente possui o sistema de freio ABS desconectável. Ponto negativo: não possui o controle de tração
– Tiger 800 ABS: Esta versão possui uma proposta nitidamente mais urbana, com rodas de liga leve menores, suspensão mais curta e menor largura, o que facilita transitar entre os carros. A altura do assento e o peso são os menores da categoria. As demais características são idêntico ás da irmã mais completa, a XC.
MARCA VERSÃO
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BMW
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TRIUMPH
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F 800 GS ADVENTURE
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F 800 GS
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TIGER 800 ABS XC
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TIGER 800 ABS
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MOTOR
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CARACTERÍSTICAS
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Refrigeração
líquida, dois cilindros em linha, 8 válvulas |
Refrigeração
líquida, 12 válvulas, três cilindros em linha, DOHC |
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CILINDRADA
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798
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800
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DIAMETROXCURSO
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82X75,6
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74X61,9
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POTÊNCIA
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85 cv a 7.500 Rpm
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94cv a 9300 Rpm
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TORQUE
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8,46 Kgfm a 5750 Rpm
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8,050 Kgfm a 7850
Rpm |
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CAP ÓLEO
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3 Litros
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3,7 Litros
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ALIMENTAÇÃO
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Injeção eletrônica
com módulo BKS |
Injeção multiponto
sequencial |
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TRANSMISSÃO
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6 marchas
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6 Marchas
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TRANSMI. FINAL
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Corrente O ring
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Corrente X Ring
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EMBREAGEM
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Multidisco banhando
em óleo |
HID. Multidisco
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DESEMPENHO
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CONSUMO A 90 Km/h
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26 Km/l*
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26.6 Km/l*
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CONSUMO A 120 Km/h
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17,5 Km/l
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19,2 Km/l
|
26.2 Km/l*
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VELOC. MÁXIMA
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193 Km/h
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200 Km/h
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NI
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CHASSIS
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QUADRO
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Aço tubular com
rolamento de contato angular |
Treliça de aço
tubular |
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BRAÇO OSCILANTE
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Em alumínio com
amortecedor centralizado |
Bilateral alumínio
fundido |
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RODA DIANTEIRA
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Raiada 2,5X21”
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36 Raios, 21X2,5”
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Liga leve 10 raios
19X 2,5 |
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RODA TRASEIRA
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Raiada 4,25X17”
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32 Raios, 17X 4,25”
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Liga leve 10 raios
17X4,25 |
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PNEU DIANTEIRO
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90/90 21”
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90/90 R 21”
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100×90 ZR 19”
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PNEU TRASEIRO
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15/70 17”
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150/70 R 17”
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170×90 ZR 17”
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SUSPENSÃO DIANTERIA
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Garfo telescópico
invertido 43 mm de diâmetro e curso de 230 mm |
Garfos
invertidos Showa, com 45 mm de diâmetro por 220 mm de curso. |
Garfos invertidos
Showa, com 43 mm de diâmetro por 180 mm de curso. |
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SUSPENSÃO TRASEIRA
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Balança traseira em
alumínio com amortecedor centralizado, 215 mm de curso. |
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 215 mm de curso. |
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento rebote, 170 mm de curso. |
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FREIO DIANTEIRO
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Disco duplo flutuante de 300 mm
com pinça flutuante de 2 pistões com ABS desconectável |
Discos flutuantes
de 308 mm pinça flutuante Nissin de dois pistões, com ABS desconectável. |
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FREIO TRASEIRO
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Disco simples de 265 mm com
pinça flutuante de 1 pistão, com ABS desconectável |
Disco único de 255 mm, pinças
flutuantes Nissin de pistão único com ABS desconectável. |
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PAINEL
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Pacote de
instrumentos digital com as principais informações, computador de bordo, aquecimento de manoplas e controle de tração. |
Pacote de instrumentos
multifuncional em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível e indicador de manutenção. |
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DIMENSÕES E
CAPACIDADE |
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TANQUE
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24 litros
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16 litros
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19 Litros
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COMPRIMENTO
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2.305 mm
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2.320 mm
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2.215 mm
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LARGURA
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925 mm
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945 mm
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865 mm
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795 mm
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ALTURA
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1.450 mm
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1.350 mm
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1.399 mm (sem os retrovisores)
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ALTURA DO ASSENTO
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890 mm
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820 mm a 920 mm
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845 a 865 mm (regulável)
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810 mm
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ENTRE EIXOS
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NI
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1.545 mm
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PESO EM ORDEM DE
MARCHA |
229 Kg
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214 Kg
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215 Kg
|
210 Kg
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INCLINAÇÃO/TRAIL
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64º/117 mm
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24,3º/95,3mm
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23,9º/92,4mm
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GARANTIA
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2 anos sem limite de
quilometragem |
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CORES
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“Sandrover matt” e
vermelho |
Marrom metálico, Branco
alpino e Azul córdoba. |
Laranja intense, Preto phantom
e Branco Crystal. |
Sapphire blue, Preto
phantom e Branco Crystal |
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PREÇO
|
R$ 43.401
|
R$ 42.752 a 43.597
|
R$ 39.900 (com frete)
|
R$ 35.900 (com
frete) |
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CONCESSIONÁRIAS
|
AM, BA, DF, ES, GO,
MG (2), MS, MT (2), PA, PE, PR (3), RJ (2), RN, RS, SC (2) e SP (8). |
DF, SP (02), RS, SC, MG, RJ, e PR.
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