Renato Andreghetto |
Críticas da quarta-feira são substituídas por elogios à nova condição observada nos treinos livres desta sexta-feira
Os treinos extras da quarta-feira (13) que iniciaram os preparativos para a penúltima etapa do Moto 1000 GP 2013, neste domingo (17), no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), ficaram marcados pela má condição da pista após os reparos efetuados pela prefeitura local, a pedido dos organizadores do evento. Os pilotos que treinaram naquele dia criticaram a condição da pista. Nico Ferreira, brasileiro radicado na Espanha, inclusive, culpou o mau estado da mesma pela queda sofrida.
O que ocorreu é que não houve tempo hábil entre o término da reforma e os treinos da quarta-feira, o que deteriorou o novo piso, que passou a soltar pedrinhas. O tempo de cura foi insuficiente, explicaram os técnicos. A organização do Moto 1000 GP interrompeu os treinos daquele dia, para que uma nova selagem fosse realizada. O processo resume-se à compactação com rolo compressor e aplicação de água em seguida, proporcionando uma “soldagem das camadas”.
O resultado foi ótimo. Nico Ferreira, que compete pela HPN Racing Team na GP 1000, foi um dos primeiros a reconhecer a mudança de pista. “Está bem melhor que antes, melhorou o grip, está mais segura”, considerou. O argentino Luciano Ribodino, da Alex Barros Racing, líder da categoria principal e que pode sair de Campo Grande com o bicampeonato se conseguir um terceiro lugar, também se disse surpreso com a mudança. “Mudou bastante para melhor. Os pneus não desgarram, há um bom grip. Mas dá para melhorar ainda, pois está um pouco suja fora dos trilhos”.
Mas é de Renato Andreghetto, da Petronas Eurobike SBK Team, líder da GP Light, que também pode ser campeão no domingo, o maior entusiasmo com as mudanças no piso. “É outra pista”, define. “Na quarta-feira era impossível andar, não tracionava, era perigosa, hoje já deu para virar tempo, andar com segurança. Mudou 90 por cento para melhor. Mudou da água para o vinho”, comparou.