Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\class-wp-duotone.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\class-wp-duotone.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-posts-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-posts-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-attachments-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-attachments-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-sidebars-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-sidebars-controller.php on line 1
Dupla de engenheiros paulistas cria seta Inteligente para motocicletas. | MotorCycleNews

Dupla de engenheiros paulistas cria seta Inteligente para motocicletas.

Uma ideia simples e brilhante, que com certeza contribui para melhorar a segurança do motociclista no trânsito.
Fonte: Deoclécio Fernandes.
Comentário: Nilson Silva
O motociclista muitas vezes ESQUECE de desligar a seta da moto após realizar uma conversão ou até mesmo desistir dela e continuar com as setas ligada, podendo influenciar um entendimento incorreto no trânsito e consequentemente acidentes dos mais diversos níveis de gravidade. A luz do sol pode ser outro fator que inibe a luminosidade da luz indicadora no painel, causando esse “esquecimento” que pode trazer graves consequências à segurança, uma vez que o pisca ligado está indicando para motoristas, ciclistas e pedestres a informação falsa de que haverá uma conversão.
Pensando nisso, a dupla de engenheiros/inventores brasileiros Leandro Henrique e Deoclécio Fernandes desenvolveu o SIM (Seta Inteligente para Motocicletas), um dispositivo eletrônico que desliga automaticamente o pisca da moto assim que a conversão tenha sido concluída. A concepção do projeto permite a incorporado ao sistema elétrico, integrando-se facilmente aos projetos das motocicletas atualmente fabricadas no país. O sistema ainda permite flexibilidade ajustes finos e ainda a incorporação de novas “features” como PISCA-ALERTA integrado.
A instalação é interna, portanto, não exigindo modificações de design externo, além de ter o funcionamento lógico já usado e adotado para acionar as setas sem necessidade de mudar os hábitos conhecidos para manuseio das setas, com diferencial de auxiliar no desligamento automático após a conversão ter sido finalizada, ou seja, quando a motocicleta voltar novamente à posição vertical, preservando, entretanto, a possibilidade do próprio motociclista desligar a seta a qualquer momento manualmente como é feito hoje. O sistema oferece ainda a função pisca-alerta que já vem incorporado, recurso inexistente na grande e maior parte das motos comercializadas, sendo este um recurso muito importante para sinalização e segurança no trânsito.
Nosso comentário:
 É uma ideia muito simples, funcional e de grande utilidade. Será porque alguém não desenvolveu isto antes? Nós dizemos aqui em outra oportunidade que os engenheiros das fábricas de motocicletas vivem á reboque das tecnologias desenvolvidas para os automóveis para posteriormente fazerem tão somente as devidas adaptação para as motocicletas. Os carros vêm de fábrica com este sistema (setas que desligam sozinhas após a realização da conversão), desde tempos muito remotos. A injeção eletrônica que chegou por aqui na década de 90 ainda não chegou por exemplo em muitas motos de 125 e 150 cc produzidas aqui.
Mais uma vez parabéns á dupla de engenheiros pelo desenvolvimento do projeto, e sugiro que entre outras coisas procurem uma forma de fazer com que chegue ao conhecimento do CONTRAN, DENATRAN e Câmara dos Deputados, para  que se estabeleça a obrigatoriedade de as motocicletas produzidas e comercializadas aqui já virem de fábrica com este dispositivo, pois afinal trata-se de um item importante para a segurança do motociclista e de terceiros envolvidos no trânsito.
Para mais informações sobre o projeto acessehttp://setainteligenteparamotos.blogspot.com.br/p/visao-geral.html

Hot this week

Motocicletas mais vendidas em outubro/24

Outubro foi o melhor mês do ano para o mercado de motocicletas.

Motocicletas mais emplacadas em setembro/24

Em setembro foram emplacados 156.607 motocicletas no Brasil; esses...

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Topics

Motocicletas mais vendidas em outubro/24

Outubro foi o melhor mês do ano para o mercado de motocicletas.

Motocicletas mais emplacadas em setembro/24

Em setembro foram emplacados 156.607 motocicletas no Brasil; esses...

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.
spot_img

Related Articles

Popular Categories