Muita gente pratica essa modalidade sem saber. A cada zerinho no asfalto, a empinada com a motocicleta ou o famoso grau, que muitos apaixonados por motocicletas fazem pelas ruas a fora é um esporte. No entanto essas manobras precisam ser feitas com segurança e consciência. A melhor forma para isso é profissionalizar essa paixão, com regras, campeonatos e incentivo. Isso será feito nacionalmente a partir de agora com a criação do Campeonato Brasileiro de Stunt.
Conhecido pelo mundo a fora como Wheeling, o esporte começou a ser praticado no Brasil na década de 80. Agora passou a ser chamado de Stunt. A modalidade que se resume a acrobacias de solo sobre duas rodas foi homologada pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e será um dos Campeonatos Brasileiros realizados em 2013.
O reconhecimento da modalidade aconteceu durante a assembleia geral da entidade, realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro em Mogi das Cruzes-SP. Leandro Callegas, o Veloz, que é presidente da Federação Brasileira de Wheeling, será o diretor da modalidade.
A competição será realizada da seguinte forma. O piloto se apresenta em duas baterias. “Na primeira bateria o piloto tem cinco minutos para realizar manobras com a parte da frente e com a parte de trás da motocicleta. Já na segunda, são dois minutos e o grau dificuldade é maior porque o piloto já vem sem a parte da frente da moto. Com isso ele não pode errar”, explica Leandro Callegas.
A expectativa é de que o esporte seja ainda mais difundido a partir de agora aumentando o número de praticantes. “Eu me surpreendo a cada dia. Cada canto do Brasil que você vai é possível encontrar praticantes. Agora com o reconhecimento da CBM acredito que o esporte vai crescer mais ainda”, afirma o diretor de Stunt da CBM.
Os praticantes de Stunt em breve poderão fazer a filiação pelo site da CBM para poder participar do Campeonato Brasileiro. A previsão é de que o calendário seja divulgado no mês de março.
Saiba mais sobre a modalidade: http://www.stuntbrasil.com.br/.