Um forte crescimento no último trimestre de 2012 encerrou um ano de ganhos para a Harley-Davidson, que ficou marcado por um sólido crescimento nos lucros e na venda de motocicletas novas.
Os rendimentos do quarto trimestre de 2012 geraram US$ 70,6 milhões de lucro, com uma receita de US$ 1,17 bilhão. Comparado com 2011, o mesmo período entregou US$ 54,6 milhões de lucro e US$ 1,18 bilhão de receita. O trimestre também apresentou um ganho de US$ 0,31 por ação, crescimento de 29,2% comparado ao ano anterior, quando esse número foi de US$ 0,24 por ação.
O lucro de 2012 das operações da Harley-Davidson ficou em US$ 623,9 milhões, com receita de US$ 5,58 bilhões, comparado a um cenário de US$ 548,1 milhões de lucro e US$ 5,31 bilhões de receita em 2011. De janeiro a dezembro de 2012, o lucro por ação foi de US$ 2,72, um crescimento de 16,7% em relação ao ano anterior, quando o lucro foi de US$ 2,33.
O lucro com venda de motocicletas ao redor do mundo cresceu 7,5% no último trimestre e 6,2% no ano quando comparado ao mesmo período de 2011.
“Devido ao esforço visível de nossos colaboradores, concessionários e fornecedores, a Harley-Davidson alcançou suas metas de crescimento e reestruturação em 2012”, comenta Keith Wandell, CEO e Presidente da Harley-Davidson Inc.
“A ambiciosa reestruturação de nossas operações de produção, visando oferecer melhor capacidade de resposta aos clientes e maior eficiência operacional, agora é uma operação melhor estruturada”, diz Wandell. “As vendas de motocicletas, que cresceram em 2012, foram impulsionadas por produtos e experiências de vendas excepcionais. Junto com os nossos concessionários, nós aumentamos as vendas nos Estados Unidos para clientes ‘outreach’, um público mais jovem que o tradicional consumidor da Harley-Davidson e com potencial, mais rápido do que para clientes tradicionais, aumentamos a participação de mercado da marca nos Estados Unidos e continuamos a expansão internacional”.
“O propósito da Harley-Davidson é realizar os sonhos de liberdade pessoal das pessoas ao redor do mundo. Por meio de nossa estratégia, nós acreditamos que a companhia está mais preparada que nunca para oferecer isto”, completa o executivo.