Texto: Nilson Silva
Eram dois ou três modelos que faziam a festa da garotada. Hoje elas estão mais bonitas, sofisticadas, diversificadas e potentes. Continuam sendo sonho de consumo de quem quer deixar a bike de lado e partir para algo mais avançado!!!
As Cinquentinhas como se sabe são aquelas motos ou (motonetas como queiram), geralmente com motor de até 49 cilindradas. Nosso departamento de pesquisa apurou que foi a primeira produção da Yamaha aqui no Brasil nos idos de 74 e com motor 2 tempos fumacento!!!!. Quando me entendi por gente já existiam as saudosas Garelli e Mobilete Caloi, que eram metade moto e metade bicicleta. Possuíam umas correis esquisitas e na subida via de regra o moleque tinha que ajudar o motorzinho 2 tempos dando umas vigorosas pedaladas. Detalhe muito importante é que naquele tempo não exigia habilitação autorização nem capacete para se conduzir.
Mas a gente, desprovido de recursos financeiros, se contentava mesmo com uma Bicicleta Caloi (ou era Monark?), Barra Circular ou com uma tal de Monareta.
Hoje as Cinquetinha possuem design arrojado, motor de 4 tempos câmbio de 4 marchas e muito mais potência. Porém estão esbarrando na indefinição do Código Brasileiro de Trânsito, mas isto será tema de uma postagem específica. Se o seu sonho de consumo é uma cinqüentinha a seguir apresentaremos cinco opções, que juntas somam estupendas 245 cilindradas e uma cavalaria de “dar inveja a muito esportivas”. Juntando as 5 temos aí fabulosos 15 cavalos vapor. Com “tanta força” somada a gente nem precisa falar de torque. Mais um detalhe importante: todas são carburadas.
Então vamos á apresentação:
TRAXX STAR 50.
Ela é uma moto engraçadinha, estilo retrô, vem com um cestinho na frente (coisa de menina), parece muito a extinta Honda C100 Dream. É a mais vendida da categoria. Observei que em alguns modelos já bem usado o visor do painel vai se tornando opaco, amarelado com o tempo, dificultando a visibilidade. Motor: 49CC, 2,44cv a 6500 Rpm. Câmbio: semi-automático 4 velocidades. “Rodas de liga leve aro 17”. Freio a tambor. Partida: elétrica e pedal. Tanque de 4 litros.
Cores: Azul dourado, preto vermelho. Preço: r$ 3.468,00 segundo a Fipe.
Outros: porta sacola, bagageiro de fábrica, 2 anos de garantia 2 revisões gratuitas.
Somente o estado do Acre, Distrito Federal e Roraima não dispõem de revenda ou assistência técnica desta montadora. O estado que tem mais revenda é Goiás. E a montadora peca por não colocar o preço dos seus produtos no site e tenho dito!!!!
Esta aqui tem um design mais moderno, mais arrojado que chega a se confundir com uma moto estilo cub maior. Não sabemos a quantidade desse modelo que se vende porque a montadora ainda não é filiada á ABRACICLO e a federação que fornece os dados referentes a distribuição de veículos automotores tem por base os emplacamentos. Como as Cinquentinhas podem ou não ser emplacadas ficamos com esta indefinição. Motor: 49cc, 2,7cv a 8000 Rpm. Câmbio: informação não disponível. Freio: tambor. Rodas de ligas leve aro 17” Partida: elétrica e pedal. Tanque: 3 litros. Cores: Azul, branco, preto e vermelho. Preço: r$ 3.312,00 segundo a Fipe.
O site do Fabricante deixa muito a desejar em termos de informações sobre os produtos, inclusive é omisso em relação á garantia, mas a Shineray tem base lá no meu querido Pernambuco e está presente em 21 unidades da Federação. O estado que tem mais revenda é justamente o Pernambuco.
Esta aqui é um lançamento recente da Kasisnki, que está descobrindo o filão das Cinquentinhas. É um modelo “modernoso” também com design atual e agradável. Parece-nos que é algo como feijão com arroz sem grandes pretensões, mas que deseja marcar seu espaço junto ao consumidor Brasileiro. Segundo a Abraciclo nos 3 primeiros meses do ano já foram vendidos 3.091 desse exemplar se tornando desta forma o modelo mais vendido da montadora. Motor: 49,5cc 3,5cv a 8000 Rpm. Câmbio semi-automático de 4 velocidades. Rodas raiadas de 17”. Freio a tambor. Partida elétrica e pedal. Tanque: 3,5 litros. Cores: Preto e vermelho. Preço: r$ 3.490,00.
Não temos informações no site sobre garantia. A Kasisnki está presente em todos os estados e com uma política de expansão e de melhoria de seus produtos.
Outros: marcador de marcha no painel; bagageiro com baú de série e capacete grátis.
Um dos últimos lançamentos da Indústria Motociclistica Nacional. Tem design atual e bagageiro já de série. A marca da oncinha chinesa está no Mercado Brasileiro desde 2007. Está presente em 16 unidades da federação e tem fábrica em Manaus. Quanto a HB50 temos que: Motor: 49,5cc. 6,8cv a 8000Rpm (acredite se quiser). Câmbio 4 velocidades. Rodas de liga leve 17”. Partida elétrica e pedal. Freio a tambor. Tanque: 4 litros. Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.220,00. Não há informação sobre garantia.
O site da empresa é muito suscinto, fala pouca coisa sobre os modelos, nem o preço coloca. Entramos em contato com este fabricante solicitando informações adicionais sobre este produto mas até agora não somos atendidos.Acho que quem está chegando e quer crescer tem mais é que se mostrar. Vamos aguardar uma estratégia de marketing mais agressiva por parte desta oncinha.
Este modelo destoa de todos os outros em relação ao design. Tem a aparência de uma Honda CG 125 do começo dos anos 80, portanto um estilo retrô diferente. O site do fabricante informa que o painel é o mais completo da categoria, porém a gente não tem as informações dele disponibilizado. Com 2.921 unidades vendidas nos 3 primeiros meses de 2011, é o segundo modelo mais vendido da Dafra, segundo a Abraciclo. Fato intrigante é o preço posicionado um pouquinho acima do modelo Dafra 100 super. Será qual a razão? Vamos aos dados: Motor: Cilindrada 49. Potência 2.2 N.m a 4800 Rpm – Eu não sei que raios são N.m se você souber transformar isto em HP me avise. Câmbio: Não informado. (Suspeita-se que seja de 4 marchas). Rodas: raiadas de 17”. Freio a tambor. Tanque 10 litros ( o maior da categoria). Cores: preto e vermelho. Preço: r$ 3.590,00.
A Dafra está presente em todos os estados com uma grande rede de concessionários. Mas as informações do site a exemplo de outras são insuficientes, inclusive aqui também ocorre a omissão sobre a garantia.