Texto: Nilson Silva
Estourando a boca do balão! Bombando! Pilotando em céu de brigadeiro e navegando em mar de almirante! O melhor resultado mensal dos últimos tempos! Assim tem estado o mercado de motocicletas no Brasil nos últimos 3 meses do ano.
E quando a gente vê os vídeos dos “vídeos/motobloguer/youtuber, percebe-se uma disputa acirrada, principalmente entre os segmentos de médias cilindradas: leia-se: Bajaj, Royal Enfield, Zontes, a Triumph com seus 2 modelos de 400 cc e até a Cino/pernambucana Shineray com sua linha, digamos, mais premium, fora outras promessas populares indianas e chinesas.
A parte de cima da tabela é disparado da Honda e parece que vai continuar assim por muito tempo, com Honda em primeiro e a conterrânea Yamaha em segundo lugar, sempre. Na parte de baixo da tabela, abriga está muito boa inclusive com o nosso ranking desclassificando quem produz menos de um milhar mensal e até a BMW com 1.333 unidades ficou fora.
Mas briga por aqui vai longe. A Bajaj está lutando bravamente e promete chegar a 30 lojas no Brasil até o fim do ano. A Triumph ainda não contabilizou suas novas 400cc vendidas e a Royal Enfield também começou a vender a sua nova Metheor 650. Visitamos a loja do Royal em Brasília no último sábado dia 18 de maio e estava muito cheia.
No terceiro mês do ano foram comercializadas 152.667 motocicletas; e em abril foram emplacadas 170.252, um incremento de 11.52%; mas quando comparamos com abril de 2023, o aumento foi de estupendos 40.52%. No acumulado do ano também tivemos excelentes resultados, com 26.07% de aumento.
Vamos aos números?