Publicado na Revista Motociclismo/PT em 20/12/23
Muitas marcas chinesas apresentaram as suas inovações, e a Zontes é apenas uma das muitas que estão tentando fazer sucesso no mercado global.
O mais recente lançamento da Zontes procura atingir o segmento de média cilindrada altamente lucrativo para principiantes na Europa. Os modelos desta categoria têm normalmente motores com cilindrada entre 300 e 500 cc, sendo que a nova 500 T assume a forma de uma moto de aventura. Com chegada prevista ao mercado em 2024, a Zontes 500 T será oferecida em duas versões – uma com rodas de liga para uma condução mais focada na estrada e outra com rodas raiadas para um melhor desempenho fora de estrada.
No coração da Zontes 500T está um motor monocilíndrico de 498cc, arrefecido a líquido e com injeção
de combustível. Com uma potência de 51 cv, e 50 Nm de torque, a moto é ligeiramente mais potente do que as suas homólogas equipadas com motores bicilíndricos de cilindrada semelhante. No entanto, dada a sua configuração monocilíndrica, é de esperar uma quantidade substancial de vibrações deste motor. De acordo com a Zontes, a 500 T tem uma velocidade máxima de 180 km/h.
No que diz respeito ao estilo, a Zontes não reescreveu o livro de regras de forma alguma. A 500 T segue a fórmula padrão das motos de aventura, com uma carenagem angular, um para-brisas alto e barras de proteção laterais para proteger o motor e a carenagem em caso de queda. Há também um nariz na dianteira, que acentua o seu design inspirado no off Road. A 500 T tem rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 17 polegadas com pneus de dual sport, enquanto a versão para estrada tem rodas de 17 polegadas à frente e atrás. A suspensão é composta por um garfo dianteira invertido e um monoamortecedor montado a meio, enquanto os freios são assegurados por discos duplos à frente e um único disco atrás.
Até ao momento, a Zontes ainda não anunciou o preço e a disponibilidade da nova 500 T. É provável que chegue ao mercado europeu em 2024, uma vez que a marca tem uma rede de distribuição estabelecida em países como França, Alemanha e Itália. Tal como acontece com a maioria das motos de fabricção chinesa, é de esperar que a 500 T tenha um preço atrativo, com uma margem substancial sobre as suas rivais japonesas e europeias.
Não há ainda expectativa destas motos virem para o Brasil. A Zontes não chegou bem ao Brasil com a sua linha de 310cc. Começou a operar no mercado brasileiro em março, com 24 motos vendidas, chegou a 219 em maio e em novembro vendeu 27 unidades, totalizando 690 motocicletas em 2023. Muito pouco, se considerar que usa a capilaridade da rede Suzuki. Alguma coisa não está dando certo na operação da marca por aqui.