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Salão Eicma 2023: Benelli apresenta as esportivas 300, 400 e 500 bicilíndricas | MotorCycleNews

Salão Eicma 2023: Benelli apresenta as esportivas 300, 400 e 500 bicilíndricas

Publicado na revista Motociclismo, de Portugal em 13/11/2023

A Benelli parece acreditar mais do que nunca no segmento das motos esportivas de média cilindrada e, pelo que vimos na EICMA, não é o único construtor a prever que esta é uma categoria pronta a reaparecer.  O nome Tornado regressa nas carenagens de três modelos equipados com três motores bicilíndricos diferentes: 300, 400 e 500.

Benelli Tornado 300

Compacta e dinâmica, a “pequena” Benelli é uma moto esportiva fácil que aposta na diversão e pretende conquistar quem se aproxima do mundo das “full-fairing” e é uma moto, como se diz nestes casos, global. O coração é um bicilíndrico de 300cc, a quatro tempos, uma evolução do bicilíndrico em linha já presente nas 302S e 302R. A potência é de 35 cv (26 kW) às 11.000 rpm e o torque de 27 Nm à 9.000 rpm. o câmbio é de 6 velocidades com transmissão final por corrente. O quadro é em treliça tubular de aço com  garfo invertido com hastes de 41 mm de diâmetro ajustáveis e 120 mm de curso. Na traseira está um braço oscilante  monoamortecido de mola ajustável em pré-carga com 147 mm de curso da roda. As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas têm pneus 110/70 na frente e 150/60 na traseira. É também de salientar a capacidade do tanque de combustível para uma moto deste tipo, com uns impressionantes 14 litros. Os freios estão a cargo de um disco duplo semiflutuante de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça de quatro pistões na roda dianteira, enquanto na traseira existe um disco de 240 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O ABS está, naturalmente, presente. Vem equipada ainda com iluminação full led e painel de TFT de 5″ que permite pareamento/espelhamento com o celular.

Benelli Tornado 400

Tal como a sua irmã 300, a  Benelli Tornado 400 é uma moto superesportiva compacta para as novas gerações de motociclistas, mas definitivamente sobe o nível, e não apenas devido à sua cilindrada. Antes de mais, é mais leve (172 kg, menos dez do que a 300) e está equipada com elementos técnicos desenvolvidos pela Benelli R&D exclusivamente para esta moto. A começar pelo motor completamente novo, passando por uma geometria de quadro totalmente nova e pela utilização do braço oscilante de uma só face. Uma moto com um design arrojado, moderno e envolvente, enriquecido por linhas esportivas. O motor continua a ser um bicilíndrico, a quatro tempos, de 399 cc, mas, como já foi referido, foi concebido especificamente para a Tornado 400. A potência é de 47,6 cv (35,0 kW) às 10.000 rpm, e o torque é de 38 Nm às 8.000 rpm. Devido a uma relação de curso (51,8 mm) e diâmetro (70 mm de diâmetro) de um motor “super quadro”, definindo uma cilindrada de 399 cc, é capaz de atingir mais de 10.000 rpm, alcançando um verdadeiro desempenho de moto desportiva. O quadro baseia-se numa estrutura tubular em aço e em placas de aço aparafusadas ao cárter e à cabeça do motor, de modo a que a sua estrutura contribua para a rigidez global do quadro. Existe também um garfo invertido de 37 mm de diâmetro e 115 mm de curso e um novo braço oscilante de uma face em alumínio, com ligação progressiva e amortecedor central único ajustável na pré-carga da mola (141 mm de curso na roda). As rodas de liga de alumínio de 17 polegadas apresentam um design moderno e estão equipadas com pneus 110/70 à frente e 150/60 atrás. Os freios estão a cargo de um disco duplo semi-flutuante de 300 mm de diâmetro à frente, com um cilindro mestre radial e uma pinça flutuante de dois pistões, enquanto na traseira existe um disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de dois pistões. O ABS está incluído. O tanque de combustível é de 14,8 litros e a altura do assento é de 795 mm. Vem equipada com iluminação full led, painel de TFT de 5″ tomada USB, conexão Bluetooth e espelhamento de celular no painel e controle de pressão dos pneus

Benelli Tornado 500

Finalmente, passamos para a “maior” das três irmãs Tornado, a 500. Também aqui encontramos linhas agressivas e dimensões compactas para um design moderno direcionado para o mercado global. Neste caso, a base técnica é partilhada com a Tornado Naked Twin 500, tanto em termos de motor como de quadro, e também aqui a moto foi desenvolvida inteiramente pela I&D e pelo Centro de Design Benelli de Pesaro, que quis atribuir uma certa originalidade ao estilo, não só através da modelação de formatos maiores em comparação com as outras Tornados, mas também com uma assinatura luminosa especial: as luzes de presença desenham as presas de um leão, o símbolo da Benelli. Na traseira, por outro lado, as luzes estão integradas nos piscas. A Tornado 500 tem um motor bicilíndrico de 500 cc, a quatro tempos, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 47,6 cv (35 kW) às 8500 rpm e o torque de 46 Nm às 6000 rpm. O motor é um “velho” – por assim dizer – conhecido, mas já está atualizado para a norma Euro 5+. Para o quadro, encontramos um layout tradicional de treliça tubular de aço (o mesmo que a moto naked), a garfo é uma Marzocchi invertida de 41 mm de diâmetro, ajustável na pré-carga da mola, freio hidráulico em compressão e extensão, capaz de oferecer um curso de 115 mm. Na traseira, por outro lado, encontramos um braço oscilante com um amortecedor central com pré-carga de mola ajustável e amortecimento de extensão. O curso, neste caso, é de 125 mm na roda. As rodas de liga de alumínio de 17″ são montadas com pneus 120/70 na frente e 160/60 na traseira. Os freios Brembo são fornecidos por um disco duplo semi-flutuante de 320 mm de diâmetro com cilindro principal radial e pinça monobloco radial de quatro pistões na roda dianteira. Atrás, há um disco de 260 milímetros de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão. O sistema ABS é de série. A instrumentação inclui um painel TFT de 5 polegadas de alta resolução, que dispõe de uma ligação Bluetooth pareamento do celular e com o qual, devido aos controles montados no guidão, é possível ligar e desligar chamadas. Através da ligação via wi-fi, será também possível transformar o painel de instrumentos da sua moto num navegador. Existe também a função TPMS para controlar a pressão dos pneus. Tomada USB e USBc de série. Concluímos com os últimos dados importantes: o peso é de 186 kg, o depósito de combustível é de 16,5 litros e o assento é de 790 ou 810 mm.

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