Texto: Nilson Silva
Fonte: Fenabrave
A pandemia de coronavírus fez estragos no mercado de motocicletas em 2020. Novamente em 2021, o estrago está sendo grande. Em janeiro/21 foram emplacas 85.839 motocicletas. Em fevereiro, esse número caiu para 57.428, uma queda de 33,10%.
A causa principal segundo os especialistas foi a assolação de Manuas pela pandemia, e conseqüente caos no estado do Amazonas, o que atrapalhou principalmente a manufatura da Honda, detentora de quase 80% do mercado nacional. Visitando uma concessionária da Triumph em Brasilia, no sábado 06/03. A vendedora me informou que a lista de espera pelos modelos da marca inglesa está quase zerado e com tendência a normalização. Esperamos primeiro que Deus tenha misericórdia de nós e essa pandemia deixe de nos assolar, e depois que o mercado pelo menos volte ao patamar de 2019.
Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG 160 Titan, com 14.805 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 7.288 unidades;
3º Lugar: Honda Pop 110i, com 5.5052 unidades;
4º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 5.411 unidades;
5º Lugar: Yamaha Fezer 250, com 1.977 unidades;
6º Lugar: Honda PCX 150, com 1.595 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 com 1.491 unidades;
8º Lugar: Yamaha XTZ Crosser com 1.445 unidades;
9º Lugar: Honda XRE 300 com 1.364 unidades; e
10º Lugar: Yamaha NMax 160, com 1.364 unidades.
Vamos aos números?
1º Lugar: Honda CG 160 Titan, com 14.805 unidades;
2º Lugar: Honda Biz, 125, com 7.288 unidades;
3º Lugar: Honda Pop 110i, com 5.5052 unidades;
4º Lugar: Honda NXR Bros 160, com 5.411 unidades;
5º Lugar: Yamaha Fezer 250, com 1.977 unidades;
6º Lugar: Honda PCX 150, com 1.595 unidades;
7º Lugar: Yamaha YBR 150 com 1.491 unidades;
8º Lugar: Yamaha XTZ Crosser com 1.445 unidades;
9º Lugar: Honda XRE 300 com 1.364 unidades; e
10º Lugar: Yamaha NMax 160, com 1.364 unidades.