Classe Evo recebe aprovação e atrai novos pilotos ao grid do Moto 1000 GP

Marciano Santin/Honda Racing

Categoria implantada neste ano fomenta evolução técnica e aumenta visibilidade de competidores do Brasileiro de Motovelocidade

Fonte: Grelak Comunicação.


Principal novidade do Moto 1000 GP na temporada de 2015, a criação da classe Evo nas categorias GP 1000 e GP 600 tem proporcionado um novo panorama no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Voltada a pilotos que têm suas carreiras em fase de evolução e que buscam seu espaço nas séries principais do Brasil e do exterior, a Evo teve aprovação dos pilotos envolvidos e vem respondendo pelo ingresso de novos nomes na competição.
“O Moto 1000 GP é um Campeonato Brasileiro, mas com nível de pilotos internacional, muito competitivo”, observa Victor Moura, paranaense que lidera a GP 1000 Evo. “A nova categoria veio para agregar maior visibilidade a pilotos que estavam parados e retornam agora. É nossa oportunidade de aparecer na vitrine com nossos patrocinadores, de estar no pódio”, acrescenta o piloto da M2B Racing, que obteve segundos lugares nas duas primeiras etapas.

O GP Petrobras, que abriu a temporada da GP 1000 Evo em Curitiba, foi vencido pelo paulista Diego Pretel, inscrito com a Ducati da equipe DRT. O GP Cascavel teve vitória do também paulista Nick Iatauro, do Team Suzuki-PRT. “Em Curitiba andei forte, acompanhando os ponteiros. Em Cascavel faltou um pouco. A Evo é justamente para isso, para se preparar bem tendo a referência dos pilotos mais experientes”, opina Iatauro, vice-líder da GP 1000 Evo.

Piloto de motos há 15 anos e dono de três títulos da categoria 250cc na versão anterior do Campeonato Brasileiro, o gaúcho Marciano Santin lidera a GP 600 Evo com uma vitória e um segundo lugar. “Apesar de estar em quarto na GP 600 e liderando a Evo, é difícil acompanhar o ritmo. Estou com 38 anos, uma idade avançada para este esporte, a Evo me deu mais ânimo”, conta. “O bom é que a novidade incentivou novos pilotos a virem para a pista”, diz.

A vice-liderança do campeonato é do baiano Marcelo Dias, da 2MT-PRT, que a exemplo de Santin pilota uma Honda. “No ano passado fui o décimo no campeonato geral, consegui um quinto lugar. O nível é muito alto, pude evoluir bastante”, depõe. “A criação da categoria Evo incentiva essa evolução e nos dá chance de aumentar a visibilidade dos nossos patrocinadores. Essa motivação é fundamental para essa evolução se tornar realidade”, considera.

Os pilotos da categoria Evo compõem os mesmos gris da GP 1000 e da GP 600, com classificação de corridas e campeonato distintas. Eles pontuam no campeonato principal. “Como o grid é um só, nada impede os pilotos da Evo de competirem com os líderes da categoria principal. Isso já vem acontecendo. O meu foco, por exemplo, é aproveitar essa fase de evolução para estar entre os primeiros da geral”, frisa o paranaense Moura, líder da GP 1000 Evo.

A terceira etapa do Moto 1000 GP colocará em disputa o GP Michelin no dia 28 de junho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin. O Moto 1000 GP conta ainda com apoio de Beta Ferramentas, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.

MOTO 1000 GP – CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
(Tabela de pontuação após 2 de 8 etapas)
GP 1000 Evo
1º) Victor Moura (PR/BMW), M2B Racing, 40
2º) Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 34
3º) Diego Pretel (SP/Ducati), DRT, 25
4º) Ian Testa (DF/Ducati), DON Racing Team, 16
5º) Luís Fittipaldi (DF/Kawasaki), JC Racing Team, 13
6º) André Paiato (SP/BMW), Motonil Motors-PDV Brasil, 11
7º) Marcos Salles (PR/BMW), MS Racing Team, 10
GP 600 Evo
1º) Marciano Santin (RS/Honda), Santin Racing, 45
2º) Marcelo Dias (BA/Honda), 2MT-PRT, 29
3º) Flávio Pavanelli (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, 25
3º) Márcio Bortolini (PR/Honda), Mabo Racing, 25
5º) Sérgio Prates (SP/Kawasaki), JC Racing Team, 18
6º) Juliano Soder (PR/Yamaha), Soder Racing, 16
7º) Thiago Fonseca (PE/Yamaha), 2MT-PRT, 13
8º) Breno Pinto (AP/Yamaha), 2MT-PRT, 11
8º) Victor Luciano (SP/Kawasaki), Walmax Racing, 11
10º) Douglas Pecoraro (SP/Kawasaki), Walmax Racing, 10

Hot this week

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Topics

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Ramiro Gandola lidera treinos livres do MOTO1000GP em Goiânia

Foram realizadas três sessões de treinos livres de cada...

Atividades de pista do MOTO1000GP em Goiânia começam nesta sexta-feira (12)

Serão sete corridas entre sábado (13) e domingo (14)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories