Triciclos elétricos serão usados de forma experimental por 3 anos em transporte público de Grenoble, no interior da França
Fonte: Fenabrave.
É uma moto? Não. É um carro? Não. É o i-Road, triciclo ultracompacto elétrico da Toyota, que traz o melhor daqueles dois produtos: a conveniência de uma moto com o conforto e a estabilidade de um carro. Apresentado pela primeira vez como modelo-conceito no 43º Salão de Tóquio de 2013, o veículo foi testado de forma experimental por 20 consumidores durante três meses no ano passado, transitando apenas no perímetro urbano da capital japonesa. Os usuários avaliaram sensação de condução, satisfação, facilidade de direção em áreas urbanas e o impacto sobre as escolhas de destino de cada motorista. E pelo jeito aprovaram, porque o modelo ampliou sua rede de atuação.
Agora, 70 unidades do i-Road foram disponibilizadas para o serviço de transporte público de Grenoble, na França. A partir do mês que vem e durante três anos os veículos poderão ser alugados nas mais de 30 estações de recarga espalhadas nas principais áreas de concentração de pessoas da cidade. Para aumentar a interatividade, o usuário poderá planejar a rota antes de sair de casa. Por meio de um aplicativo, visualiza o local e a quantidade de i-Roads disponíveis, efetua a reserva e paga pelo aluguel. Também será possível acessar o status do tráfego e as condições do transporte público.
O condutor, tudo indica, não pode esperar mais do que um meio de locomoção, ainda que seja indubitavelmente estiloso, original e, por extensão, exibicionista. Medindo 2,345 metros de comprimento, 1,445 de largura, 0,850 de altura e 1.700 de distância entre eixo, o i-Road leva apenas o motorista e, vá lá, uma pequena criança atrás – mas daí fica sem espaço para mochila ou bolsa. É realmente um veículo voltado para deslocamentos cotidianos e curtos. Tanto que sua autonomia é de apenas 50 km, e rodando devagar. Equipado com dois motores elétricos de 2 kw e câmbio automático, atinge no máximo 45 km/h.