Tortone, Benedictis, Rodrigues, Neiva e Castro |
Argentino da MGBikes Yamaha Racing domina quarta etapa do Brasileiro de Motovelocidade sob chuva em Cascavel
Fonte: Grelak Comunicação.
A categoria GP Light encerrou neste domingo (31) a primeira metade da temporada do Moto 1000 GP mantendo a rotatividade no degrau mais alto do pódio. A quarta etapa aconteceu sob chuva em Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux, e marcou a primeira vitória do argentino Nicolas Tortone, é piloto da Yamaha R1 da MGBikes Yamaha Racing, equipe de seu país, no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Quarto colocado no grid, Tortone assumiu a liderança logo na largada e deu a prova um ritmo bastante agressivo. Chegou a abrir vantagem de mais de 25 segundos sobre seus adversários. Depós das 16 voltas de corrida, recebeu a bandeirada da vitória 20 segundos à frente do paulista Rodrigo Benedictis, da Motonil Motors-PDV Brasil, segundo colocado. A vitória na etapa cascavelense valeu a Tortone a vice-liderança do campeonato.
Tortone foi o quarto piloto a conquistar uma vitória em quatro corridas já realizadas pela GP Light no Moto 1000 GP em 2014. A etapa de abertura, em Santa Cruz do Sul (RS), teve vitória de Fábio Adas, da Paulinho Superbikes. A segunda, em Interlagos (SP), foi vencida por Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing. A terceira, em Brasília (DF), teve como vencedor Ian Testa, parceiro de Benedictis na Motonil Motors-PDV Brasil.
Testa chegou a Cascavel como líder do campeonato, mas ficou fora da corrida por conta do acidente que destruiu sua moto na tomada de tempos de sábado (30). A classificação volta a ser liderada por Castro, que terminou o GP Cascavel em quinto lugar e chegou aos 63 pontos, sete à frente de Tortone. O pódio do GP Cascavel acolheu também dois paranaenses da Black Day Racing Team, Juraci “Black” Rodrigues e Fernando Neiva, em terceiro e quarto.
Enquanto Nicolas Tortone abria vantagem a cada volta, a disputa pelas demais posições envolveram vários pilotos. Rodrigues, Castro e o catarinense Diogo Ramos, da equipe Carlos Barcelos, por exemplo, também estiveram na segunda colocação na prova – Ramos era quarto quando caiu a quatro voltas do fim da corrida e abandonou. Benedictis assumiu definitivamente o segundo lugar a três voltas do fim da corrida e obteve seu melhor resultado no ano.
A vitória emocionou Tortone, que compete no Brasil há duas temporadas e conquistou sua primeira vitória no Moto 1000 GP. “É uma conquista mais do que merecida para a nossa equipe. Já são dois anos viajando da Argentina ao Brasil de carro para as corridas, sempre de carro, porque nosso orçamento não suporta transporte aéreo. De Buenos Aires a Brasília, por exemplo, são 3.000 quilômetros. A dificuldade é grande, dedico tudo isso à minha equipe”, falou.
Benedictis, agora terceiro na classificação do campeonato, manifestou a dificuldade que enfrentou por conta da chuva em Cascavel. “A viseira do meu capacete embaçava, em alguns pontos da pista eu tinha de abrir um pouco a viseira e mudar minha posição na moto para enxergar direito. Ainda assim, foi um ótimo resultado”, definiu. Rodrigues, o terceiro, disse-se aliviado. “Estamos batalhando por um pódio desde o início do ano. Hoje ele veio”, exaltou.
A quinta etapa do Moto 1000 GP, no dia 21 de setembro, vai acontecer em Goiânia (GO), no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Em Cascavel, o resultado da corrida deste domingo, depois de 16 voltas, foi o seguinte:
1º) Nicolas Tortone (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, 20min25s012
2º) Rodrigo de Benedictis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 20s041
3º) Juracy “Black” Rodrigues (PR/Kawasaki), Black Day Racing Team, a 23s405
4º) Fernando Neiva (PR/BMW), Black Day Racing Team, a 30s189
5º) Henrique Castro (DF/Kawasaki), City Service BSB Motor Racing, a 30s709
6º) Lucas Teodoro (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, a 31s326
7º) Alen Modesto (BA/Kawasaki), Aclat Racing, a 31s660
8º) Fábio Adas (SP/Kawasaki), Paulinho Superbikes, a 32s419
9º) Carlos Barcelos (RS/Suzuki), Carlos Barcelos, a 1 volta
10º) Nathiel Monteiro (BA/Kawasaki), Aclat Racing, a 1 volta