Por: Nilson Silva
Aqui no Brasil, a F 800 GS tem uma legião de fã a admiradores e já chegou a ser a mais vendida da categoria. Atualmente segundo a Fenabrave, entidade que congrega os revendedores de
automóveis e motocicletas, está em terceiro lugar na categoria, com 156 unidades vendidas no último mês de outubro e 1.285 motocicletas no ano. Já a F 700 GS vendeu no mesmo período 71 unidades e 568 motocicletas entregue no acumulado do ano.
Todas as justificativas e sentimentalismo da BMW para a atualização do modelo a gente deixa de lado a vai direto ao assunto. O motivo principal é mesmo a concorrência, pelo menos aqui no Brasil, das motos inglesas da Triumph. Santa concorrência.
Respeitando as características de cada modelo, as principais alterações foram o motor da F750, que agora entrega 77 cv a 7500 rpm, com mais torque. O motor da F850 (853), passou de 85 para 95 cv, a 8.250 rpm, com retrabalho de torque e mais economia. Também as incômodas vibrações do motor foram minimizadas por dois eixos de contrapeso.
O visual foi retrabalhado, incluindo novas cores e faróis de led. Mas a estrutura também passou por uma reengenharia incluindo a suspensão com garfos telescópicos invertidos na dianteira; Embreagem anti-anti-hopping (mais leve); reposicionamento do tanque de combustível; reposicionamento do trem de força secundário: corrente do lado esquerdo igual a todos as outras motocicletas.
O pacote de tecnologia ficou generoso oferecendo dois modos de condução Rian e road, conectividade com conjunto de instrumentos multifuncional, tela de 6,5 polegadas, Freios ABSC ajuste eletrônico de suspensão, controle de tração, modos de aceleração e outros, dependendo da versão. A BMW ainda não divulgou o preço nem quando estarão disponíveis no Brasil.