Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\class-wp-duotone.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\class-wp-duotone.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-posts-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-posts-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-attachments-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-attachments-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-sidebars-controller.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in G:\PleskVhosts\spacedu.com.br\websites\motorcyclenews.com.br\wp-includes\rest-api\endpoints\class-wp-rest-sidebars-controller.php on line 1
BMW ou Triumph? qual a melhor Big Trail de 800 cilindradas? | MotorCycleNews

BMW ou Triumph? qual a melhor Big Trail de 800 cilindradas?

Você está de olho em uma motocicleta Big Trail de 800 cilindradas? Pois saiba que temos boas opções de marca e versão aqui no Brasil. (veja o nosso quadro)
Texto: Nilson Silva
Por algum tempo reinou absoluta por aqui sua excelência a BMW F800 GS Trofy, completinha, com controle de tração e tudo mais, que não por
acaso ainda é a mais vendida da categoria.
Em 2012, no entanto a inglesa Triumph desembarcou por aqui trazendo na bagagem 6 modelos e entre eles a Tiger 800, uma Big trail muito parecida com a F800 da BMW, porém com um motor maior, de três cilindros, e com quase todos os recursos de tecnologia representante da marca alemã exceto pela falta do controle de tração.

Triumph Tiger XC

A chegada da Triumph em Manaus incomodou a BMW, (bendita concorrência), que se apressou a apresentar a versão Adventure de sua 800, uma moto mais encorpada com reservatório de gasolina maior, proteção de motor, proteção de tanque e consequentemente uma proposta, digamos mais estradeira. Aí os ingleses se recusaram a ficar para trás e lançaram a Tiger ABS, uma versão mais Turing da XC. Analisando friamente percebe-se que os alemães da BMW lançaram uma versão mais simples e depois se sentiram ameaçados, por esta razão lançaram a Adventure, uma versão mais completa, certo? Já os ingleses da Triumph chegaram com uma 800 mais top e para melhorar a participação no marcado lançaram a versão ABS, mais simples.

Com base em nosso quadro, faremos uma análise individual de cada modelo e versão, começando pela:
– F 800 Adventure: O motor de 800 cc da BMW desenvolve 85 cv e entrega 8,46 Kgfm já a 5.750 Rpm, uma faixa de rotação considerada baixa, o que facilita o uso fora de estrada. O pneu dianteiro de 21” e traseiro de 17” em conjunto com a suspensão dianteira com curso de 230 mm e traseira de 215 mm, confirmam esta tendência. Já o tanque de combustível de 24 litros a torna uma devoradora de estradas. Pontos negativos: peso excessivo, maior consumo de combustível da categoria e ausência de regulagem do banco, fixado em 890 mm.

– F 800 GS: Tem quase todas as características da F800 Adventure porém é um pouquinho mais comprida, mais larga e menos alta, o que em tese não favoreceria o uso em trânsito urbano, porém tem a vantagem de ser 14 quilos mais leves e consequentemente gastar menos combustível. Também possui regulagem de banco. Ambas dispõem de freio ABS desconectável e controle eletrônico de tração. Ponto negativo: o tanque com capacidade de 16 litros se torna um limitador para viagens longas.

-Tiger 800 XC: Esta chegou com a proposta de concorrer diretamente com a F800 GS. Possui motor mais potente, porém o pico de potência aparece depois dos 9.000 giros; o ápice de torque também aparece a 7.850 RPM. A vocação todo terreno, no entanto fica clara com o pneu dianteiro de 21” o traseiro de 17”, a suspensão dianteira com curso de 220 mm e traseira com 215 mm. O tanque de combustível de 19 litros, e o consumo informado pelo fabricante julgamos adequados. O banco é regulável de 845 a 865 mm. A exemplo de sua concorrente possui o sistema de freio ABS desconectável. Ponto negativo: não possui o controle de tração

– Tiger 800 ABS: Esta versão possui uma proposta nitidamente mais urbana, com rodas de liga leve menores, suspensão mais curta e menor largura, o que facilita transitar entre os carros. A altura do assento e o peso são os menores da categoria. As demais características são idêntico ás da irmã mais completa, a XC.

COMPARATIVO BMW 800 GS/ADVENTURE – TRIUMPH 800 XC/ ABS


MARCA VERSÃO
BMW
TRIUMPH
F 800 GS ADVENTURE
F 800 GS
TIGER 800 ABS XC
TIGER 800 ABS
MOTOR
CARACTERÍSTICAS
Refrigeração
líquida, dois cilindros em linha, 8 válvulas
Refrigeração
líquida, 12 válvulas, três cilindros em linha, DOHC
CILINDRADA
798
800
DIAMETROXCURSO
82X75,6
74X61,9
POTÊNCIA
85 cv a 7.500 Rpm
94cv a 9300 Rpm
TORQUE
8,46 Kgfm a 5750 Rpm
8,050 Kgfm a 7850
Rpm
CAP ÓLEO
3 Litros
3,7 Litros
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica
com módulo BKS
Injeção multiponto
sequencial
TRANSMISSÃO
6 marchas
6 Marchas
TRANSMI. FINAL
Corrente O ring
Corrente X Ring
EMBREAGEM
Multidisco banhando
em óleo
HID. Multidisco
DESEMPENHO
CONSUMO A 90 Km/h
26 Km/l*
26.6 Km/l*
CONSUMO A 120 Km/h
17,5 Km/l
19,2 Km/l
26.2 Km/l*
VELOC. MÁXIMA
193 Km/h
200 Km/h
NI
CHASSIS
QUADRO
Aço tubular com
rolamento de contato angular
Treliça de aço
tubular
BRAÇO OSCILANTE
Em alumínio com
amortecedor centralizado
Bilateral alumínio
fundido
RODA DIANTEIRA
Raiada 2,5X21”
36 Raios, 21X2,5”
Liga leve 10 raios
19X 2,5
RODA TRASEIRA
Raiada 4,25X17”
32 Raios, 17X 4,25”
Liga leve 10 raios
17X4,25
PNEU DIANTEIRO
90/90 21”
90/90 R 21”
100×90 ZR 19”
PNEU TRASEIRO
15/70 17”
150/70 R 17”
170×90 ZR 17”
SUSPENSÃO DIANTERIA
Garfo telescópico
invertido 43 mm de diâmetro e curso de 230 mm
Garfos
invertidos Showa, com 45 mm de diâmetro por 220 mm de curso.
Garfos invertidos
Showa, com 43 mm de diâmetro por 180 mm de curso. 
SUSPENSÃO TRASEIRA
Balança traseira em
alumínio com amortecedor centralizado, 215 mm de curso.
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de
amortecimento rebote, 215 mm de curso.
Monochock Showa com
reservatório de óleo remoto, pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de
amortecimento rebote, 170 mm de curso.
FREIO DIANTEIRO
Disco duplo flutuante de 300 mm
com pinça flutuante de 2 pistões com 
ABS desconectável
Discos flutuantes 
 de 308 mm pinça flutuante Nissin de dois pistões, com ABS
desconectável.
 FREIO TRASEIRO
Disco simples de 265 mm com
pinça flutuante de 1 pistão, com ABS desconectável
Disco único de 255 mm, pinças
flutuantes Nissin de pistão único com ABS desconectável.
PAINEL
Pacote de
instrumentos digital com as principais informações, computador de bordo,
aquecimento de manoplas e controle de tração.
Pacote de instrumentos
multifuncional em LCD, com velocímetro digital, computador de bordo,
tacômetro analógico, indicador de marchas, medidor de combustível e indicador
de manutenção.
DIMENSÕES E
CAPACIDADE
TANQUE
24 litros
16 litros
19 Litros
COMPRIMENTO
2.305 mm
2.320 mm
2.215 mm
LARGURA
925 mm
945 mm
865 mm
795 mm
ALTURA
1.450 mm
1.350 mm
1.399 mm (sem os retrovisores)
ALTURA DO ASSENTO
890 mm
820 mm a 920 mm
845 a 865 mm (regulável)
810 mm
ENTRE EIXOS
NI
1.545 mm
PESO EM ORDEM DE
MARCHA
229 Kg
214 Kg
215 Kg
210 Kg
INCLINAÇÃO/TRAIL
64º/117 mm
24,3º/95,3mm
23,9º/92,4mm
GARANTIA
2 anos sem limite de
quilometragem
CORES
“Sandrover matt” e
vermelho
Marrom metálico, Branco
alpino e Azul córdoba.
Laranja intense, Preto phantom
e Branco Crystal.
Sapphire blue, Preto
phantom e Branco Crystal
PREÇO
R$ 43.401
R$ 42.752 a 43.597
R$ 39.900 (com frete)
R$ 35.900 (com
frete)
CONCESSIONÁRIAS
AM, BA, DF, ES, GO,
MG (2), MS, MT (2), PA, PE, PR (3), RJ (2), RN, RS, SC (2) e SP (8).
DF, SP (02), RS, SC, MG, RJ, e PR.

Hot this week

Pirelli revela dois novos pneus de motocicletas para 2025: o DIABLO POWERCRUISER e o novo SCORPION MX32 MID SOFT

O DIABLO POWERCRUISER é a interpretação esportiva da Pirelli...

Motocicletas mais vendidas em outubro/24

Outubro foi o melhor mês do ano para o mercado de motocicletas.

Motocicletas mais emplacadas em setembro/24

Em setembro foram emplacados 156.607 motocicletas no Brasil; esses...

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Topics

Motocicletas mais vendidas em outubro/24

Outubro foi o melhor mês do ano para o mercado de motocicletas.

Motocicletas mais emplacadas em setembro/24

Em setembro foram emplacados 156.607 motocicletas no Brasil; esses...

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.
spot_img

Related Articles

Popular Categories