Depois do sucesso do maxi scooter Citycom 300i, a DAFRA lança no Brasil a Next 250, mais uma motocicleta em parceria com a taiwanesa SYM, referência em tecnologia e qualidade em mercados como Europa, América do Norte e Sudeste Asiático. A Next 250 apresenta um visual agressivo, com linhas fortes e marcantes bem ao estilo naked, dizendo já a partir do design qual é sua proposta: uma street de média cilindrada de estilo arrojado, alto desempenho e muito conforto.
Com o lançamento da Next 250, a DAFRA passa a atuar em um importante segmento do mercado brasileiro que em 2011 emplacou mais de 110 mil motos e foi disputado praticamente por apenas dois modelos. “Apresentamos a Next 250 justamente quando comemoramos quatro anos de história e agora alcançamos nossa meta de proporcionar a ascensão do consumidor dentro de nossa linha de produtos. Um consumidor que adquire hoje um ciclomotor DAFRA, por exemplo, pode evoluir no motociclismo conosco e isso é muito gratificante”, diz Creso Franco, presidente da DAFRA Motos.
A produção do modelo começou na última semana em Manaus (AM) e o produto deve estar em todas as concessionárias DAFRA na segunda quinzena de abril com preço público sugerido de R$ 10.190,00, nas cores pérola, vermelha e preta e um pacote de peças de reposição extremamente competitivo.
Equipada com motor de 249,4 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, SOHC (Single Over Head Camshaft) a motocicleta conta com refrigeração líquida o que permitiu que o modelo alcançasse 25 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,75 Kgf.m à 6.000 rpm , sendo o maior torque da categoria, mesmo em comparação com motores de maior cilindrada presentes nesse segmento. Estas características tornam NEXT excelente em baixas e especialmente em altas velocidades, o que a torna ideal para pilotagem em rodovias ou centros urbanos de vias rápidas.
Um dos grandes destaques deste lançamento é o sistema de injeção eletrônica Keihin, desenvolvido para o mercado brasileiro em trabalho conjunto entre as engenharias de DAFRA e SYM, que permite ótimas retomadas em qualquer faixa de rotação ou velocidade. Isso se traduz em maior ganho de desempenho e maior eficiência do consumo de combustível. Vale destacar que o motor da nova Next 250 foi estrategicamente disposto no chassi com o objetivo de posicionar melhor o centro de gravidade do conjunto, proporcionando uma ótima ciclística do modelo.
Única no segmento a contar com câmbio de seis marchas, a Next 250 teve a transmissão calibrada de tal forma que fosse priorizada uma melhor utilização do conjunto, resultando num escalonamento muito bem distribuído. Dessa maneira, a motocicleta alcança, nas trocas das marchas, um crescimento de aceleração linear sem trancos, sem contar a grande economia de combustível que é consequência também do sistema de acionamento de válvulas. O sistema de um só comando e balancins roletados acionando as quatro válvulas diminui o atrito do motor reduzindo o consumo de combustível. Aqui vale mais um destaque, já que a Next 250 alcança o melhor consumo rodoviário e urbano da categoria, sendo que na estrada chega a ser 15% mais econômica que as concorrentes. O tanque de combustível do modelo tem capacidade para 14 litros.