Nova Esportiva esquenta a briga no segmento onde a Honda dormiu de botina e a Kawasaki ninja 250cc é líder no mercado atualmente.
Texto: Nilson Silva
A Honda está lançando no Brasil a sua esportiva de entrada, CBR250. Inicialmente uma moto importada, mas que poderá ser montada na linha de produção de Manaus se o mercado responder ás expectativas.
Quando visitamos o Salão Duas Rodas de outubro de 2011 em São Paulo, lá estava entre dezenas de outras propostas de novidades a pequena esportiva de 250cilindradas da marca nipônica.
Apesar de deter a maior fatia do Mercado Nacional (79%), a Honda não tem conseguido lançar tendências em terras Tupiniquim ultimamente. Explicamos: Tirou a CG 125 de linha apostando que outras montadoras seguiriam a CG 150. E o tiro saiu pela culatra, resultando no relançamento da CG (agora Fan) 125. Em outra tacada (de mestre?) descontinuou a street Twister e as on/off Road Tornado 250 e Falcon 400, ficando sem nenhum modelo 250 ou 400cc. Mas os concorrentes tinham e continuaram a produzir e a abastecer o mercado.
Será que é por esta razão que a CBR 250 está sendo lançada agora no Brasil? De qualquer forma o novo modelo está entrando no rabo da fila. Para Noooossa alegria, já temos por aqui no segmento de esportivas de entrada a Kawasaki Ninja, (líder do segmento) a Kasinski GTR e a Dafra Roadwin.
A pequena 250 não é melhor nem pior que as outras é apenas diferente. Em relação ao preço está numa posição intermediária, se considerarmos o modelo desprovido de ABS. Com o sistema antitravamento o preço fica no topo. Em relação á potência, os 26 cv também comem poeira, ficando atrás da Ninja com 33 cavalos e da GTR com 32 HP.
A Honda apresenta como principais diferenciais o motor monocilíndrico de 249,6 cm3, arrefecido a líquido, o que torna a motocicleta leve, compacta, de boa performance e bem econômica, com desenvolvimento exclusivo para este modelo. Outro diferencial que merece grande destaque é a posição de pilotagem: que além de oferecer conforto, assegura ótima maneabilidade tanto no uso urbano quanto em rodovias.
O painel de instrumentos tem design arrojado, com visor de LCD e tacômetro posicionado no centro, como os modelos esportivos. Fornece todas as informações que o motociclista necessita visualizar rapidamente em um simples olhar, como velocidade, rotação e temperatura do motor. Além disso, possui relógio digital, luzes indicadoras de combustível e sinalização, bem como hodômetro (total e parcial).
Outro grande destaque é a posição de pilotagem, que assegura conforto e controle da motocicleta, tanto na cidade quando na estrada.
O assento conta com altura de 784 mm em relação ao solo. O garupa conta com alças em alumínio em preto que, além de harmonizar com o design da moto, transmite esportividade.
ITEM
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CBR 250R 2012 STD
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CBR 250R 2012 C-ABS
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Categoria
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Super Sport Entry
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Super Sport Entry
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Motor
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249,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas, refrigeração a líquido
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249, 6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas, refrigeração a líquido
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Potência máxima
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26,4 cv a 8.500 rpm
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26,4 cv a 8.500 rpm
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Torque máximo
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2,34 kgf.m a 7.000 rpm
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2, 34 kgf.m a 7.000 rpm
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Diâmetro x curso
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76x 55 mm
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76x 55 mm
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Alimentação
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Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
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Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
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Sistema de lubrificação
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Forçada por bomba trocoidal
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Forçada por bomba trocoidal
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Relação de compressão
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10,7:1
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10,7:1
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Sistema de partida
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Elétrica
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Elétrica
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Bateria
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12V – 6 Ah
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12V – 6 Ah
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Farol
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60/55W
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60/55W
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Sistema de ignição
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Eletrônica
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Eletrônica
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Capacidade do tanque
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13 litros (3,5litros / reserva)
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13 litros (3,5litros / reserva)
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Óleo do motor
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1,8 litros (1,4 litros para troca)
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1,8 litros (1,4 litros para troca)
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Transmissão
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6 velocidades
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6 velocidades
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Embreagem
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Multidisco com molas helicoidais banhado a óleo
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Multidisco com molas helicoidais banhado a óleo
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Transmissão final
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Corrente selada
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Corrente selada
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Suspensão dianteira
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Garfo telescópico, com 130 mm de curso
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Garfo telescópico, com 130 mm de curso
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Suspensão traseira
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Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola
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Monoamortecida Pro-Link de 104 mm de curso e cinco regulagens de compressão da mola
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Freio dianteiro
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Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo
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Disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de três pistões
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Freio traseiro
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Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples
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Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples
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Pneu dianteiro
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110/70 – ZR17 M/C (54S)
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110/70 – ZR17 M/C (54S)
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Pneu traseiro
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140/70 – ZR17 M/C (66S)
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140/70 – ZR17 M/C (66S)
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Altura do assento
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784 mm
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784 mm
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Altura mínima do solo
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145 mm
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145 mm
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Chassi
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Diamond frame
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Diamond frame
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Dimensões (C x L x A)
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2.030 x 709,5 x 1.127 mm
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2.030 x 709,5 x 1.127 mm
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Entre-eixos
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1.369 mm
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1.369 mm
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Peso seco
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150 kg
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154 kg
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Cores
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Azul e Preto
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Azul
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Preço
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R$ 15.490,00 com base Estado de SP, não inclui despesas com óleo, frete e seguro
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R$ 17.990,00, com base Estado de São Paulo, não inclui despesas com óleo, frete e seguro
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