A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade. Quando falamos de acidente de trânsito, associa-se, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.
Segundo pesquisa da Organização Pan-americana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% deles estão relacionados à frenagem e aderência.
Sabendo que a performance dos pneus pode minimizar, e até mesmo evitar, um acidente, compensando muitas vezes a falha humana, a Michelin utilizou toda a sua expertise para otimizar as propriedades que fazem do novo pneu MICHELIN Primacy 3 um produto que oferece mais segurança aos usuários, pois conforme testes realizados pelo Instituto Alemão TÜV SÜD Automotive, este pneu apresentou as seguintes características em relação á outras marcas Premium:
Em uma pista seca (onde acontecem quase 70% dos acidentes de trânsito), é medida a distância que o carro percorre até parar, a partir de uma velocidade inicial de 100 km/h. O pneu MICHELIN Primacy 3 consegue frear até 3 metros antes da média dos concorrentes.
2. Frenagem em SOLO MOLHADO
O pneu MICHELIN Primacy 3 possui duas novas tecnologias: STABILIGRIP, que aumenta a área de contato com o solo molhado, maximizando a aderência, e FLEXMAX, para solo seco, uma combinação entre o novo composto de borracha, muito mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso, e os blocos de borracha com corte em chanfro a 45 graus, que maximizam a área de contato, proporcionando maior aderência.
Além da excelência em segurança, o pneu MICHELIN Primacy 3 tem o compromisso de garantir – em um único pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance.
O mercado da América Latina contará com o pneu MICHELIN Primacy 3 em aros de 16, 17 e 18 polegadas em até 29 referências, com a maior parte da produção concentrada na fábrica brasileira em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
O novo produto atenderá tanto o mercado de equipamento original, quanto o de reposição. O pneu MICHELIN Primacy 3 equipará, por exemplo, o Peugeot 308, o Citroen C4, Ford Focus, dentre outros.