Hoje a gente não consegue nem saber quantas marcas, cilindradas e modelos nacionais e importados estão á disposição.
Mas podemos afirmar que a mais pequenininha delas tem entre 90 e 100cc e a mais parrudinha tem umas 300cc.
Vamos então apresentar uma definição sucinta de moto street e em seguida estaremos apresentando alguns modelos sem a pretensão de esgotar o assunto.
Segundo o site carangos. net, Street são as motos que foram planejadas para o trânsito urbano, ou seja, dispõem de conforto e mobilidade para isso. São simples, sem acessórios demais e também sem proporcionar velocidades elevadas, porém leva um garupa tranquilamente. Normalmente os motores variam de 90 a 300 cilindradas.
Bons exemplos são: Kasinski Comet 250 e a Yamaha YS 250 Fazer. E eu acrescentaria que mais de 90% das motos usadas para trabalho, (moto frete e moto taxi), pertencem a esta categoria.
Fala Nilson: Não é a marca de minha preferência, mas Honda é Honnda. Acho o preço alto para uma moto street. Mas Sendo Honda você terá a vantagem de uma assistência técnica bem ampla, haja vista a grande rede de concessionárias.
Vamos aos dados principais: motor: 125cc, 11,2cv a 8000rpm. Tanque de combustível: 13 litros (uma boa tancagem). Freio dianteiro: a disco. Suspensão traseira: braço oscilante, 2 amortecedores. E acredite se quiser: tem versão sem freio a disco e partida elétrica.
Ops!!!!!! Ia me esquecendo do preço: Como já comentei a Yamaha não divulga preço sugerido no site, aí então a gente tem que ir para a tabela FIPE: Preço do modelo Factor é: r$ 6.240,00.
YAMAHA FAZER 250 – 3/8.
Desta aqui possa falar com mais propriedade, pois a minha moto tem o mesmo motor que ela. Eu e muita gente apreciamos o design de formas harmoniosas, prova disto é o fato de ela ter ficado sem mudanças significativas no seu visual desde o seu lançamento até 2009. Pra dizer a verdade a traseira ficou bonita. O freio traseiro a disco também merece ser ressaltado. Quanto ao painel prefiro o antigo, nada contra inovações, mas o antigo era bem legal e funcional. A exemplo da Honda CB 300R, também ficou muito parecida com a irmã maior de modelo esportivo.
Mas o destaque em minha opinião é a autonomia com o tanque de 19 litros e economia, pois chega a fazer 30 km por litros tranquilamente. Isso quer dizer que se três “minerim” cada um com uma moto dessas sair Brasília, um indo pra “Berlândia” (500km), outro pra “Beraba” (uns 550km) e outro pra “Belzonte” (700km), só o último vai precisar parar para abastecer ali entre Paropeba e Sete lagoas.E se a gente mandar um goiano sair de Brasília para participar da feira internacional do pequi em Goiânia, também com uma moto dessa ele vai e volta sem precisar abastecer (uns 400km).Vamos aos dados mais importantes: Motor: 249cc, com 21cv e torque de 2,1 kgmf a 6500rpm. Alimentação: injeção eletrônica. tanque:19.2 litros. Suspensão traseira: mono amortecida. Painel: digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias e conta-giros análogo. Preço: O site da Yamaha não tem esta informa ção sobre o valor de seus produtos. Você precisa ir a uma concessionária ou apelar pra tabela fipe, que cota este modelo a mais ou menos em r$ 9.600,00.
Fala Nilson.É pioneira entre as motos street com injeção eletrônica; tem um visual jovem e atraente, apesar de pessoalmente não ter gostado de algumas mudanças e do farol. (prefiro o redondo). Tem menos cilindrada, torque e potencia que a Honda CB300, mas a diferença de preço pode chegar a r$ 4.000,00. (Honda 300 CB freios abs).
Em ralação a Titan 150, como se sabe foi a pioneira a usar o sistema flexível de combustível nos tempos modernos. A Honda chegou a fazer uma tentativa rudimentar no inicio dos anos 80 com um CG 125.
Vamos aos dados da Fan 125: Motor 124,7cc e 11,6cv. tanque de 15,1 litros.Alimentação: carburador. Partida elétrica ou pedal.(Vê se pode uma coisa dessa? partida elétrica opcional nos dias de hoje, e você pagando uma grana preta por isso!!). Preço com partida elétrica: r$ 5.690,00. Preço sem partida elétrica: r$ 5.140,00. Cores: azul, vermelha e preta.
Sem sombra de dúvidas são as motos mais vendidas no Brasil e vão continuar assim por um bom tempo.
Nosso comentário: Uma vantagem chama outra vantagem: pelo fato de serem as mais vendidas tem assistência técnica em quase todo lugar. (ou seria o contrario?) rsrsr. E possuem ainda uma política agressiva de venda.
O destaque é a carenagem dianteira com todos os elementos da frente da moto embutidos tais como farol, piscas, painel digital hodômetros total e dois parciais, luzes espias, marcador de combustível, relógio, conta-giros e cobrindo tudo isto um pequeno pára-brisa.
Nosso comentário: Vamos ver os dados: Motor de 125 cc com 13 cv a 8500 RPM. Roda de liga leve com freio a disco na dianteira. Alimentação por carburador. Tanque de combustível com 14 litros. Suspensão traseira: bi amortecida com cinco regulagens..Tem um diferencial importante que não sei para que serve: o indicador de marchas no painel. Não tem injeção eletrônica ainda, mas vem com partida elétrica. Também não sei se o preço é adequado quando temos tantos concorrentes. Cores: prata, vermelha azul e preta. Preço: r$ 6.250,00
kasinski 250 GT Bete a Feia |
Quando a gente acessa o ícone 250 GT no site da Kasisnki a primeira informação que aparece com destaque é: A mais potente da categoria. E realmente isto é verdade. Agora quanto aos aspectos estéticos pelo menos pra mim fica devendo. Ela é uma naked (pelada) desprovida também de beleza. Acho por exemplo o conjunto roda dianteira pequena com para lama envolvente de gosto duvidoso. Mas ela tem evoluído. Deram uma melhorada boa na traseira, tem painel digital e injeção eletrônica.
Uma coisa muito legal que aconteceu foi o reposicionamento do preço, depois que o “seu Abraão” vendeu a marca para a CR Zongshen, pois ela passou de r$ 14,300,00 em maio de 2005, para algo em torno de r$ 11.700,00. nos dias atuais.
DAFRA SUPER 100 8/8.
Vamos aos dados: Motor de 97,2cc e 6,2 CV a 7.500 RPM. Partida: elétrica e pedal como convém a todas as motos de origem chinesa. Particularmente não veja lá grande praticidade neste sistema. Se assim fosse os carros ainda hoje deveria ter além do motor de partida de ser equipado com uma manivela para o caso do sistema elétrico falhar. Suspensão traseira: bi amortecida. Freio a tambor na frente e na traseira. Tanque de combustível: 10 litros. Cores cinza, preta e vermelha. Preço: r$ 3.190,00.