Reta final da temporada e planejamento para 2013 intensificam procura de pilotos e equipes por informações sobre o campeonato.
A GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP, chega a Pinhais com liderança de Luciano Ribodino. O argentino, que pilota a BMW da Alex Barros Racing, soma 106 pontos, 15 a mais que o paulista Pierre Chofard, inscrito com a Kawasaki da Pitico Race. Alan Douglas, campeão em 2011 e também piloto da Pitico Race, ocupa o terceiro lugar, com 87 pontos, apenas quatro atrás de Chofard – o GP Petrobras colocará 50 pontos em disputa.
A GP Máster, classe da GP 1000 que teve sua classificação paralela lançada na segunda prova do ano, tem liderança do carioca Alberto Braga, da Center Moto Racing Team, com 111 pontos. Elson Tenebra Otero, da By Tripa, tem 75 e é o vice-líder, sendo o único adversário de Braga na caça ao título. Na GP Light, a disputa pelo título envolve dois pilotos. Lucas Barros, da Alex Barros Racing, com 130 pontos, contra 92 de Nick Iatauro, da Pitico Race.
A categoria com maior número de candidatos ao título é a GP 600, que tem os cinco primeiros na tabela com chance de conquista da taça. O líder é o gaúcho Rafael Bertagnolli, da Bertagnolli Racing. Ele soma 112 pontos. Está 18 à frente do vice-líder paulista André Veríssimo, da Motrix-Sicliano Racing. Os demais postulantes ao título são o mineiro Diego Moysés, da BH Racing, e os paulistas Gustavo Ceccarelli, da Cigano Racing, e Cadu Colocci, da SBK Rio.