Tunico Maciel |
Tunico Maciel venceu na tarde desta quarta-feira (22) a quarta especial do Rally dos Sertões.
A etapa maratona disputada entre as cidades baianas de Luís Eduardo Magalhães e Barra. O piloto da Honda CRF 450RX número 5, líder da prova desde a primeira especial, percorreu o trajeto de 355 quilômetros cronometrados em 4h19min04s, triunfando pela terceira vez nesta edição.
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Maciel terminou a especial com um tempo 2min30s melhor que o obtido por Gregório Caselani, que fechou o dia com a segunda colocação. Elias Folly repetiu o desempenho da terça-feira e completou o estágio com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Zé Hélio. O grupo dos cinco melhores da quarta-feira ainda contou com Tiago Fantozzi.
A especial ainda marcou o abandono de Jean Azevedo, piloto que venceu o estágio da terça-feira e buscava seu oitavo título na prova fora de estrada, uma das mais importantes do mundo. O piloto da motocicleta número 1 teve problemas no quilômetro 316 dos 478 do percurso total do dia, e não pôde contar com auxílio da equipe de apoio, por esta ser a etapa maratona.
Com o Rally dos Sertões na metade de sua 26ª edição, a liderança da prova nas motos segue com Tunico Maciel, que agora tem acumulado 15h40min21s, ampliando a vantagem sobre o agora segundo colocado, Ricardo Martins, para 33min24s. Gregório Caselani ocupa o terceiro lugar, distante 52min22s do líder. Túlio Malta aparece em quarto, seguido por Elias Folly.
O Rally dos Sertões deixa a Bahia nesta quinta-feira (23), partindo de Barra e seguindo por 446 quilômetros até São Raimundo Nonato, no interior do Piauí. O trecho cronometrado de 401 quilômetros. Esta será ainda a antepenúltima especial da edição deste ano da prova.
Os pilotos seguem em zona de velocidade controlada por aproximadamente 20 quilômetros até começarem os trechos das areias de Barra. Esta especial sem dúvida será a mais técnica de toda a prova. Haverá no início um pequeno trecho de piçarra e, em seguida, mais de 200 quilômetros de areia.
As motos farão dois abastecimentos nesta etapa. Após o segundo, terá uma zona de velocidade controlada até o início do último quarto da prova, onde o piso muda radicalmente. A disputa segue em trechos com piçarra, cascalho, grandes depressões, erosões grandes, muitas pedras e uma zona de trial para completar o dia. Além do condicionamento físico, a navegação será primordial.