A máquina, Concept KX foi baseada em um modelo homônimo de 1.140 cc, que era descrito em 1938 como “a última palavra em motociclismo de luxo”.
A Royal Enfield escolheu o EICMA 2018 para apresentar uma criação própria inédita. A máquina foi baseada em um modelo homônimo de 1.140 cc, que era descrito em 1938 como “a última palavra em motociclismo de luxo”.
Desenvolvida a partir do zero, a Concept KX reflete bem a popularidade das motocicletas retrô-modernas, combinando a aparência clássica de uma motocicleta baixa, longa, assentada sobre rodas grandes e com suspensão dianteira em braço oscilante, com a tecnologia e métodos de design de ponta aplicados em materiais como cobre e couro.
A máquina apresenta motor V-Twin, suspensão dianteira em braço oscilante recriada em um projeto de alta tecnologia, um conjunto óptico revivido de uma forma moderna, suspensão traseira com visual de Hardtail e balança traseira com braço oscilante somente em um dos lados da motocicleta.
Os faróis dianteiro e traseiro tem o aspecto negative space tipicamente vistos em motocicletas pré-guerra e incorporam uma versão estilizada do emblema Redditch ‘E’ da Royal Enfield. Outras características de época do projeto são a ausência de baterias grandes, componentes eletrônicos e fiação complexa.
O quadro e a caixa de ar fazem parte da estrutura da motocicleta em conjunto com o motor e o assento tem formato de arco.
O visual mais limpo é reforçado por um sistema elétrico compacto e peças usinadas em CNC presentes nos aros das rodas e cabeçotes do motor. A pintura é feita nas cores verde e preta clássicas, complementadas por pinstripping em cor de cobre pintado à mão, acabamentos pretos para o motor e escapamento e o uso de couro envelhecido para o banco e as manoplas correspondentes.
A Royal Enfield informa que não tem pretensões de levar a “Concept KX” a nenhuma linha de produção, ou seja: continuará sendo conceito!