Texto: Nilson Silva
O mercado esteve em uma trajetória descendente nos primeiros dois meses do ano, porém agora em março, deu um salto espetacular. Porque teve uma melhora de quase 50% em um mês? Não sabemos a causa exata, mas com certeza a nossa estatal de petróleo, Petrobras tem muito a ver, pois com o preço de gasolina passando de r$ 8,00 em muitas partes do Brasil, está obrigando as pessoas a abrirem mãos de seus automóveis e migrarem para motos e outros meios de transportes.A guerra no Leste Europeu continua, o petróleo está nas alturas, os juros ao consumidor na estratosfera, mas mesmo assim segundo a Fenabrave, entidade nacional que congrega os distribuidores de automóveis e motocicletas, foram emplacadas no Brasil 110.083, no terceiro mês do ano, contra 75.004 em fevereiro. Isto representa um aumento exato de 46.77%, em relação fevereiro/22. Já em relação ao acumulado do ano o aumento foi de 33,68%.
A Royal Enfiel pontuou novamente em sexto no nosso ranking, e com quase 800 motocicletas comercializadas tendo como carro chefe, (quero dizer: moto chefe), a pequena custom Metheor 350, parece estar consolidada nesta posição. Já a Triumph está patinando na casa das 370 motocicletas mensais há uns 2 meses, mesmo tendo um line-up amplo. Mês passado começou chegar ás lojas o modelo mais barato da marca inglesa, a naked Trident 660. Agora já está em pré venda a Tiger Sport 660, e a Tiger 1200, que foi totalmente remodelada. E olha que a Tiger 850 ainda não foi disponibilizada pra gente aqui no Brasil.
Vamos aos números?
1º lugar: Honda, com 82.554 unidades e 74.99% do mercado;
2º lugar: Yamaha, com 19.396 unidades e 17.62% do mercado;
3º lugar: Shineray com 1.857 unidades e 1.69% do mercado;
4º lugar: BMW com 986 unidades e 0.90% do mercado;
5º lugar: Kawasaki com 797 unidades e 0.72% do mercado;
6º lugar: Royal Enfield com 795 unidades e 0.72% do mercado; e
7º lugar: Haojue com 705 unidades e 0,64%