Marcos Fermanian |
Produção passou de 383.199 unidades para 408.665. Aumento foi de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado
“Os números positivos no período refletem os esforços dos fabricantes e suas redes de concessionárias para a antecipação dos resultados, já prevendo uma possível dificuldade nas vendas por conta da Copa do Mundo”, justifica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Nos números de março de 2014, o levantamento da entidade aponta uma retração no comparativo com fevereiro. Os emplacamentos, no mês passado, chegaram a 112.212 motos, declínio de 6,1%. Uma das razões para a queda foi o Carnaval, que, neste ano, aconteceu em março, diminuindo os dias úteis de vendas. Já em relação a março do ano passado, os licenciamentos sofreram queda de 9,4%.
Seguindo a tendência, as vendas no atacado e produção caíram, respectivamente, 8% e 11,5%, em comparação com fevereiro, e 3,2% e 6,7% sob o mesmo mês de 2013.
Ao longo de 2013, a indústria de duas rodas não deixou de investir em tecnologias e novos modelos. Prova disso são os 29 lançamentos realizados durante o ano. Só as motocicletas premium, acima de 450 cm³, registraram 18 novos produtos, contando com a chegada de mais uma marca no mercado nacional, responsável por cinco destes modelos. Essa iniciativa vem refletindo significativamente no resultado das vendas deste segmento, que apresentaram crescimento de 20% entre janeiro e março de 2014 e o mesmo período do ano passado.
Na fatia de até 150 cm³, que corresponde a 85% do mercado, as fabricantes apostaram em lançamentos e atualizações, com sete novos modelos de grande representatividade apresentados no segundo semestre de 2013. Esta ação estimulou a renovação da frota dos veículos de entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas do primeiro trimestre de 2014 (315.508) em relação ao mesmo período do ano passado (306.494).
VAREJO | 2013 | 2014 |
Premium (acima de 450 cm³)
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10.798
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12.988
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De 151 a 449 cm³
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34.868
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36.810
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Até 150 cm³
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306.494
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315.508
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TOTAL
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352.160
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365.306
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